Foram entregues 29 novos apoios

Câmara Municipal
continua a apoiar natalidade

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso entregou, na tarde de segunda-feira, dia 2 de Dezembro, 29 novos apoios no âmbito do NaturaLanhoso, uma medida de apoio à natalidade. De acordo com a autarquia, já são 70 as crianças abrangidas e 37 mil e 500 euros o valor total envolvido, sendo que este segundo momento de atribuição engloba 29 novos apoios e um valor de 15 mil e 500 euros. O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu a sessão simbólica de atribuição, já que para cada criança abrangida foi entregue um cartão com o seu nome. O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso interveio, relembrando os propósitos deste apoio e desejando felicidades aos mais jovens povoenses, que representam o futuro do nosso concelho. Manuel Baptista esteve acompanhado do seu executivo.
Recorde-se que, no Verão, realizou-se um primeiro momento simbólico de atribuição, com a câmara municipal a entregar os primeiros 41 apoios, que envolveram um valor na ordem dos 22 mil euros.
Os apoios são de 500 euros (primeiro e segundo filhos), de 750 euros (terceiro filho) e de 1000 euros (quarto filho e/ou seguintes).
Em termos estatísticos, das 70 crianças abrangidas, há um ‘empate’, já que há 35 meninas e 35 meninos. Em 59 dos casos, o valor atribuído é de 500 euros, em sete situações é de 750 euros e em duas é de mil euros. A maior parte das despesas no comércio local tem sido efetuada em produtos de farmácia, de higiene e produtos alimentares. 
“O NaturaLanhoso é um instrumento de incentivo à natalidade, que contribui para melhorar as condições de vida da população, em particular nos primeiros meses de vida, e para fomentar a economia do concelho, uma vez que o valor financeiro atribuído tem de ser despendido no comércio local na aquisição de produtos para os/as bebés povoenses nascidos/as em 2013 (vestuário, alimentação, carrinhos, etc.)”, recorda a autarquia.