GNR

388 mil euros 
para melhorar condições

O edifício do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso prepara-se para receber obras de remodelação e ampliação, num investimento que ronda os 388 mil euros. O protoloco de cooperação entre a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e o Ministério da Administração Interna foi assinado na manhã de segunda-feira, dia 10 de Dezembro, numa cerimónia presidida pelo ministro Miguel Macedo.
Para além da elaboração do projecto, a autarquia da Póvoa de Lanhoso fica encarregue da execução da obra e da concretização de todo o investimento, com o Ministério da Administração Interna a suportar os encargos com as obras no DTER da GNR da Póvoa de Lanhoso, que abrange para além da Póvoa de Lanhoso, os concelhos de Amares, Terras de Bouro e Vieira do Minho.
“Este é um equipamento importante para garantir a manutenção dos meios humanos que diariamente nos transmitem maior segurança e, dessa forma, melhor qualidade de vida”, referiu Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, sublinhando que “a presença do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso é sem dúvida uma mais-valia, não apenas pelo facto de termos no concelho uma força de segurança com capacidade de resposta, mas também por termos aqui localizados vá-rios serviços complementares, como a investigação criminal ou a protecção da natureza”.
“Vamos, sem dúvida, dar melhores condições aos militares para cumprirem a sua missão. Vamos, certamente, garantir a presença deste destacamento na Póvoa de Lanhoso por muitos mais anos”, assegurou o presidente da câmara municipal.
“É um projecto que visa requalificar e dar melhores condições quer do ponto de vista operacional, quer de trabalho aos militares que aqui prestam serviço na Póvoa de Lanhoso, no desempenho de uma missão que é absolutamente decisiva para a comunidade, que tem a ver com a garantia da segurança das pessoas e bens”, referiu o ministro Miguel Macedo, sublinhando que no país “há muitas situações de enorme carência ao nível das instalações das forças de segurança, fruto de 37 anos de subavaliação do investimento que era necessário para termos essas boas condições”, estando a fazer o esforço para recuperar o tempo perdido, muito embora existam constrangimentos orçamentais muito importantes.
A criação de uma rampa, permitindo o fácil acesso de pessoas com mobilidade reduzida ao edifício do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso; a criação de condições para acolher militares do sexo feminino, nomeadamente ao nível dos vestiários e balneários; melhorar as condições de atendimento às vítimas de violência; a criação de um aparcamento coberto e de uma escada de escada de ligação vertical entre os vários compartimentos são algumas das melhorias a operar. A tudo isto, junta-se a melhoria do desempenho energético, a remodelação do atendimento; a criação de sanitários para pessoas com deficiência; e a remodelação no espaço interior do DTER da GNR da Póvoa de Lanhoso