CARLA FERREIRA TEM UM CONHECIMENTO PROFUNDO SOBRE FERREIROS

“Durante estes anos 
lidei praticamente 
com todas as pessoas”

Carla Ferreira é o novo rosto na presidência da Junta de Freguesia de Ferreiros, sucedendo no cargo a José Manuel Alves, que liderou os destinos daquela Junta de Freguesia durante 20 anos. Depois de dez anos como secretária da Junta de Freguesia de Ferreiros, Carla Ferreira, eleita em lista independente, abraça a partir de agora um novo desafio. O executivo integra também Avelino Vieira e Cláudia Carvalho. Trabalhar em prol das gentes de Ferreiros é a promessa deixada pela nova presidente da Junta de Freguesia.

Que razões a levaram a candidatar-se à Junta de Freguesia de Ferreiros como independente?
Já integrava o anterior executivo, como secretária, cargo que desempenhei durante 10 anos. A limitação de mandatos impediu uma nova candidatura do presidente José Manuel Alves. Era nossa intenção, minha e do tesoureiro Avelino Vieira, terminar a nossa participação na política local.
Muitas pessoas me abordaram no sentido de me incentivarem para avançar com uma candidatura. Como isso não estava nos meus horizontes  disse sempre que não. Isto, porque nunca tinha pensado em candidatar-me à Junta. O tempo ia passando e cada vez mais se iam avolumando aqueles que viam em mim um sucessor quase natural do então presidente. Foram vários os amigos, as pessoas isoladas e até famílias que, duma forma generalizada, iam conversando comigo manifestando o seu apoio para que eu repensasse a minha posição de forma aceitar a apresentação de uma candidatura.
Anteriormente, integrei as listas apresentadas pelo Partido Socialista. A dado momento, tomamos conhecimento que o PS já tinha um candidato a cabeça-de-lista para a freguesia, sem que tivessem a lealdade de abordar aqueles que durante anos deram o seu melhor em defesa da sua causa, colocando-nos a todos à margem deste processo o que, naturalmente, veio criar uma onda de descontentamento nos elementos da Junta cessante. Esta inqualificável atitude que em si demonstra uma forte componente de ingratidão, em muito contribuiu para dar ainda mais força àqueles que há muito aspiravam à apresentação da minha candidatura.
Foi então que, o conjunto das pessoas já referidas me incentivaram e apoiaram a avançar com uma candidatura. Reflectindo e ponderando bem sobre o que acima refiro, entendi por bem e em salvaguarda dos interesses da freguesia, liderar uma candidatura independente apoiada pelas gentes de Ferreiros e a colaboração candidato eleito a presidente da câmara, sr. Manuel Baptista que, pelas razões expostas, só poderia e deveria ser uma candidatura independente.

O facto de ter sido durante dez anos secretária da Junta de Freguesia é uma mais-valia para o desempenho do novo cargo?
Sim, sem dúvida, essa experiência foi muito valiosa e também contribuiu para a minha decisão. O conhecimento que adquiri ao longo destes anos, nomeadamente, os procedimentos a realizar, as normas a cumprir, o saber lidar com a parte administrativa, o contacto com as pessoas e outros, são uma mais-valia para o bom desempenho numa Junta de Freguesia e, por conseguinte, proporcionam uma maior e melhor facilidade em prestarmos um bom serviço aos nossos conterrâneos. Durante todos estes anos lidei, praticamente com todas as pessoas da freguesia, e esse conhecimento é agora importante para o desempenho do meu cargo como presidente da Junta de Freguesia de Ferreiros.

O facto de ser mulher foi um entrave?
Como sabe há sempre alguma resistência a hábitos e preconceitos ancestrais, uma vez que o cargo de presidente de junta sempre foi desempenhado, na sua esmagadora maioria, por homens. No concelho, temos agora três mulheres a presidir aos destinos das juntas de freguesia. Com isto as pessoas já se vão habituando a ver rostos femininos na presidência das Juntas de Freguesia, e não só. Não estou neste cargo para mandar na freguesia e muito menos nas pessoas, como alguns queriam fazer crer. Estou aqui para servir as pessoas, para as ajudar a resolver os seus problemas, dentro das possibilidades e das nossas competências. Vou representar a freguesia, dar orientação às suas obras e dar apoio à população. Estamos neste cargo para servir o povo e não para nos servimos dele. Que fique bem claro para quem possa ter alguma réstia de dúvida.
O que importa é ter interesse, capacidade, empenho e respeito por todos e uma grande vontade de servir e não o facto de ser homem e mulher. O que eu pretendo, bem como todos os colaboradores que me acompanham, é trabalharmos para o bem-estar das pessoas da nossa terra, dando o nosso empenho para melhorar as condições da vida dos habitantes de Ferreiros. Quem pretender estar na esfera política com outros propósitos o povo agradece que fiquem em casa.

Como se sentiu com a vitória?
Foi um conjunto de vários sentimentos. Foi uma grande alegria. Foi um dia muito emotivo. Fiquei contente e espero corresponder às expectativas da população e dar resposta aos seus anseios. Mas ao mesmo tempo foi-nos delegada uma responsabilidade acrescida que saberemos aceitá-la e geri-la em benefício da nossa freguesia. Agradeço a todos quantos acreditaram em mim e no projecto que liderei, mesmo aqueles que por outras razões entenderam ter outras opções. Mas estamos numa democracia, que embora não sendo longa, já tem o tempo suficiente para exigir de todos nós um comportamento e um respeito que demonstre aos eleitores que sabemos ocupar o nosso lugar quando ganhamos e muito especialmente quando perdemos. A partir do momento em que fui eleita, passei a ser a presidente da junta de todos os habitantes de Ferreiros independentemente de partidos ou facções. A política fica para trás. A nossa bandeira é a bandeira de Ferreiros e conto com o contributo de todos para o desenvolvimento da freguesia.  (...)