Covelas

Homenagem pelos 31 anos 
dedicados a servir a freguesia

“O sentimento de gratidão e a capacidade de o manifestar é algo que define a qualidade dos seres humanos. A população de Covelas não se encontra entre aqueles que já esqueceram esse sentimento e quer hoje manifestar essa sua qualidade”. Foi desta forma que a presidente da Assembleia de Freguesia de Covelas, Olga Duque, iniciou a cerimónia de homenagem a Jaime Oliveira, realizada no domingo, dia 10 de Novembro, na sede de Junta de Covelas. A iniciativa partiu do        actual presidente de Junta, Manuel Freitas Fernandes, e de imediato foi abraçada por todos quantos integram a Junta e Assembleia de Freguesia de Covelas.
“Há alguns entre nós que se vão destacando pelo seu espírito de serviço à comunidade, dando-lhes um lugar especial no seu coração. É o caso do sr. Jaime, que dedicou décadas da sua vida ao serviço da população de Covelas, enquanto presidente da Junta. A singela homenagem que hoje terá lugar é, pois, de normal justiça, pois manifesta a gratidão de uma freguesia inteira a um homem que pensou em todos, mais do que em si próprio, ao longo de muitos anos”, revelou ainda a presidente da Assembleia de Freguesia de Covelas.
Recorde-se que, Jaime Oliveira presidiu à Junta de Freguesia de Covelas de 13 de Janeiro de 1983 a 18 de Outubro de 2013.

Sentida homenagem
O momento foi de grande emoção e as lágrimas resvalaram pela face de Jaime Oliveira. As palavras dirigidas pela presidente da Assembleia de Freguesia e pelo presidente da Junta de Freguesia de Covelas tocaram fundo no coração do homenageado.
Na sua intervenção, o actual presidente da Junta de Freguesia de Covelas recordou que o homenageado trabalhou ao longo destes anos com o único pensamento, o de pensar sempre em Covelas; fez sempre o que entendeu ser o melhor para a freguesia; amou e ama a sua terra; sempre lutou para que os Covelenses estivessem na linha da frente; e sempre pugnou pelo bem-estar das suas populações e em prol do desenvolvimento de Covelas.
“O Jaime, ao longo dos anos, demonstrou, sem reservas, o muito que a freguesia e os seus habitantes eram para ele importantes; pensou sempre no melhor, com uma inexcedível dedicação à causa pública e ao bem-estar da população”, disse ainda Manuel Freitas Fernandes, presidente da Junta de Freguesia de Covelas.

Momento de grande emoção
“Sinto-me lisonjeado por reconhecerem o trabalho desenvolvido nesta freguesia ao longo destes anos. Fui um autarca que assumiu um cargo político com responsabilidade e sentido de trabalho em prol do desenvolvimento da freguesia e bem-estar da população. Tive sempre uma presença permanente na vida da comunidade covelense. Soube partilhar os momentos de festa e sempre respondi, prontamente, nas horas de dificuldade e de aflição”, revelou Jaime Oliveira.
Enumerando algumas das obras realizadas ao longo dos cerca de 31 anos, Jaime Oliveira deixou palavras de incentivo ao actual presidente da Junta de Freguesia de Covelas, Manuel Freitas Fernandes.
“Senhor presidente da Freguesia de Covelas, a tarefa que assumiu, conjuntamente com a sua equipa, não será nos próximos anos tarefa fácil, dado a conjuntura económica que o país atravessa. No entanto, estou convicto que o vosso sentido constante de querer servir a freguesia de Covelas, a vossa disponibilidade e a sua permanente vontade, serão fortes motivos de inspiração para que no futuro se possa continuar o excelente trabalho desenvolvido a favor dos covelenses”, apontou ainda Jaime Oliveira, deixando palavras de agradecimento ao actual executivo municipal, bem como aos ex-presientes de Câmara com os quais trabalhou ao longo dos 31 anos.