AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA P. LANHOSO

Alunos e professores
visitaram Limassol (Chipre)

Nasceu no Agrupamento de Escolas de Pó-voa de Lanhoso mais um projeto europeu ‘Comenius’ intitulado ‘Biodiversity of Rivers’/ Biodiversidade dos Rios. O ‘Comenius’ é um projeto financiado pela União Europeia vocacionada para o intercâmbio entre escolas europeias.
Envolvendo sete parceiros europeus (Portugal/Póvoa de Lanhoso, Polónia/Wroclaw, Chipre/Limassol, Turquia/Istambul, Espanha/Santiago de Compostela, Roménia/Drobeta Turnu Severin e França/Ilha de Reunião - LeTampon), o projeto ‘Biodiversity of Rivers’/ Biodiversidade dos Rios terá a duração de dois anos (2013 - 2015).
Este intercâmbio pretende implementar actividades/acções conjuntas de sensibilização de alunos, professores e comunidades locais para a importância da preservação da qualidade da água e da biodiversidade ribeirinha, bem como desenvolver uma cidadania europeia mais consciente e activa.
Um dos aspectos mais atraentes deste tipo de iniciativas é a possibilidade de alunos e professores se deslocarem às escolas dos seus parceiros, permitindo um intercâmbio de inesquecíveis experiências linguísticas, culturais e pedagógicas.
O primeiro destes encontros ocorreu de 6 a 12 de Outubro, na cidade de Limassol, no sul do Chipre. A equipa representante de Portugal, do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso, foi composta por duas alunas do 11.º ano, Ana Carolina Vale e Diana Gonçalves e pelos professores Anabela Dalot, coordenadora do projecto, Rosa Maria Carvalho e José Ramos de Magalhães, Director do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso.
Para além de permitir planear o trabalho, este primeiro encontro internacional foi fundamental para estabelecer laços entre as escolas participantes e para fortalecer dois dos pilares fundamentais do projecto que são o intercâmbio cultural/pedagógico e a prática da língua inglesa e aprendizagem de outras línguas estrangeiras.
Todos os alunos ficaram alojados em famílias Cipriotas, tendo o acolhimento sido excepcionalmente caloroso. Na escola organizadora de ‘Saint Antony’s Lyceum’, em Limassol, as comitivas dos países parceiros foram muito bem recebidas, participando em actividades diversificadas: cerimónia de recepção e visita guiada pelas instalações e integração em actividades lectivas, conduzidas pela Directora da escola (Maria Theophanos) e respectivo coordenador do projecto Cipriota, Nicolas Nicolaou; apresentações por parte de  todos os participantes sobre as suas escolas e cidades;        apresentação  histórica sobre o conflito entre a Turquia e o Chipre, sob o tema ‘Herança cultural Cipriota’, por Andreas Foulias; apresentação sobre a biodiversidade dos rios cipriotas por Athena Papatheodoulou, investigadora da ONG Terra Cypria; noite de observação astronómica coordenada por Alexander Grivas; visita guiada a monumentos, pontos turísticos e arqueológicos de interesse na região; apresentações de música, instrumentos e danças  tradicionais; convívio gastronómico/cultural internacional; saída de campo ao rio Diarizos para medição de parâmetros químicos/físicos da água e identificação de biodiversidade (macro invertebrados), coordenada de forma exemplar e extremamente profissional pela já referida técnica e investigadora da associação ambientalista Terra Cypria.
De realçar que em quase todos os momentos do programa vivenciado pelos participantes, foi visível a importante colaboração das famílias, representadas por Evanthia Charalambous, da Associação de Pais, entidade dinâmica e determinada em contribuir para um projecto de melhoria das condições físicas, pedagógicas e culturais de uma escola localizada numa zona mais carenciada da cidade de Limassol.
Para além das paisagens de rara beleza, da história que brota de todos os monumentos, da força de um povo que sofreu o horror da guerra e que, como nós, enfrenta  actualmente uma séria crise económica, apraz salientar o calor humano e a hospitalidade com que a delegação da Póvoa de Lanhoso foi recebida por professores, pais, alunos e entidades locais.
 O próximo encontro realizar-se-á em Março de 2014, com deslocação a Istambul, Turquia.