Rendufinho

Vítima mortal em acidente

Uma vítima mortal foi o resultado do despiste de uma viatura ligeira, ocorrido na manhã de quinta-feira, dia 3 de Outubro, na Estrada Nacional 103, na freguesia de Rendufinho, no concelho da Póvoa de Lanhoso.
Residente em Ventosa, no concelho de Vieira do Minho, Fernando Barbosa de Sousa, de 77 anos, seguia sozinho no seu Renault Clio, no sentido Braga - Chaves. Por razões que ainda estão por apurar, a viatura onde seguia o idoso passou para a faixa contrária e caiu de uma altura de mais de vinte metros. O acidente ocorreu por volta das 10 horas e quando os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso ali chegaram, verificaram que o idoso se encontrava em paragem cardio-respiratória. O idoso foi de imediato extraído da viatura, tendo os soldados da paz procedido a manobras de reanimação. Dada a inclinação do terreno, foi utilizada uma maca de resgaste para transportar a vítima.  No local, compareceu uma viatura e uma motorizada do INEM. Apesar das tentativas de reanimação, o idoso acabou por falecer no local.
Filipe Sousa, residente em Rendufinho, assistiu a tudo. Seguia na direcção da Póvoa de Lanhoso quando tudo aconteceu. “Mais trinta metros e apanhava-me. Só vi o carro a passar à minha frente. Nem travou nem nada”, disse aquela testemunha.
A GNR da Póvoa de Lanhoso compareceu imediatamente no local. Uma patrulha encontrava-se nas proximidades devido à existência de combustível no pavimento, numa distância de cerca de um quilómetro. Os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso fizeram deslocar para o local dez elementos, apoiados por uma viatura de desencarceramento e duas ambulâncias.