Dia Mundial do Animal

Cães da GNR cativaram 
pequenos e graúdos

No Dia Mundial do Animal, o Jó e o Joca foram as estrelas de serviço. Os dois caninos, da equipa cinotécnica da GNR de Braga mostraram as suas potencialidades, na manutenção da ordem pública e na detecção de estupefacientes.
As comemorações do Dia Mundial do Animal, assinalado a 4 de Outubro, ficaram marcadas, na Póvoa de Lanhoso, por uma demonstração da equipa cinotécnica K-9 da GNR. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do Espaço Jovem, contou com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, através da Secção de Programas especiais do DTER da Póvoa de Lanhoso e do grupo cinotécnico do Destacamento de Intervenção da GNR de Braga. No Parque do Pontido, marcaram presença várias crianças dos jardins-de-infância, utentes dos Centros de Convívio e Centros Sociais do concelho da Póvoa de Lanhoso, assim como da Casa de Trabalho de Fontarcada.
Assinalar o Dia Mundial do Animal e promover a sensibilização e educação das pessoas para as boas práticas e comportamentos cívicos alusivos à temática dos animais foram alguns dos objectivos da iniciativa que promoveu, também, o convívio intergeracional. Gabriela Fonseca, vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, representou a autarquia.
O Jó, um pastor alemão, vocacionado para a manutenção de ordem pública e procura de pessoas desaparecidas,         foi o primeiro a “entrar em acção”. Sob o comando do Cabo Sousa, o Jó foi obedecendo às várias ordens dadas pelo seu tratador.
Com ar afável, e treinado para a detecção de produtos estupefacientes, o Joca, um labrador retriever, revistou várias malas na procura de droga. Uma a uma, o Joca foi passando pelas malas. Detectando a droga, raspou no local à espera da recompensa, um brinquedo, deliciando a plateia.
O Cabo Soares foi o figurante de serviço, assumindo o papel de desordeiro. O Jó, com ar mais sério, travou a tentativa de investida do desordeiro sobre o militar da GNR que o acompanhava. Foi o delírio na plateia, com os mais pequenos a soltar gargalhadas. No final, o Joca espalhou simpatia e foi brindado com carinhos pelos presentes.
“Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal, que solici- tou a colaboração da Guarda Nacional Republicana e, obviamente, estamos presentes com o objectivo de mostrar um pouco as valências que dispomos no âmbito da cinotécnia e, também, come-morar o Dia Mundial do Animal. Da mesma forma, esta- mos próximos da população e fazemos um pouco de sensibilização junto de dois públicos-alvo das nossas acções de sensibilização, idosos e crianças”, explicou o Tenente Pedro Pino, Comandante do Destacamento Territorial da GNR da Póvoa de Lanhoso.
“Nunca tinha visto. Gostei muito. Ambos os cães eram bonitos. Sabia que eram capazes de fazer isto mas nunca tinha visto ao vivo”, explicou Joaquim Araújo, residente em Frades, e utente do Centro Social e Paroquial de Calvos. Residente na mesma freguesia, Armando Campos mostrou-se satisfeito com a iniciativa.
“O que mais gostei foi de ver aqui as crianças. Os cães eram bonitos. Gostei mais do preto, o Joca. São muito espertos”, revelou aquele utente do Centro Social de Calvos.