Dia do concelho - 721º aniversário

Pavilhão desportivo inaugurado

A Póvoa de Lanhoso viveu, no dia 25 de Setembro, o Dia do Concelho. Nos 721 anos do concelho da Póvoa de Lanhoso, a Câmara Municipal inaugurou o pavilhão desportivo do CE do Cávado, em Monsul, e homenageou autarcas.
Foi a 25 de Setembro de 1292 que o Rei D. Dinis outorgou a carta de foral às Terras de Lanhoso. No dia 25, cumpriram-se os 721 anos do nascimento do concelho da Póvoa de Lanhoso, numa data assinalada pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que integrou a inauguração do pavilhão desportivo do Centro Educativo do Cávado, em Monsul, e uma sessão solene que contou com a h-menagem a autarcas do concelho.
Localizado junto ao Centro Educativo do Cávado, em Monsul, e construído para servir a comunidade educativa, o pavilhão desportivo, que resulta de um projecto promovido pela Câmara Municipal e co-financiado pelo ON2 - O Novo Norte e QREN através do Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional, estará disponível para a população em geral, associações e colectividades das dez freguesias do baixo concelho.
“Festejar este dia é ter respeito pela nossa memória colectiva. É dizer às novas gerações de povoenses que esta terra tem uma identidade de muitos séculos de história e que dela muito nos orgulhamos”, referiu Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Destacando que a reforma administrativa, aliada à limitação de mandatos, veio mudar uma realidade de várias décadas, Manuel Baptista salientou que é uma justa homenagem “a quem diariamente dá parte do seu tempo para ajudar a desenvolver este concelho”.
Para além de Carlos Duarte, da CCDR-N, a sessão solene contou com a intervenção de Humberto Carneiro, presidente da Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso. “Muitas vezes, as Juntas de Freguesia são classificadas como o parente pobre do poder local. Permitam-me que não concorde, entendo até o contrário. Não há nenhum órgão político que esteja tão próximo das pessoas como a junta de freguesia, sendo, por isso, a expressão máxima do poder político com os cidadãos”, disse o presidente da Assembleia Municipal, mostrando-se satisfeito com a homenagem prestada pela Câmara Municipal.

Autarcas homenageados
Jaime Oliveira (Covelas), José Manuel Alves (Ferreiros), Agostinho Montenegro Gomes (Galegos), Bernardo Silva (Monsul), Luís Ferreira (Geraz do Minho, Álvaro Vieira (Serzedelo) e Aristides Costa (Monsul) foram os autarcas homenageados pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. A lei de limitação de mandatos impediu que os autarcas se candidatassem a um novo como presidentes de Junta.
De fora ficaram os presidentes de junta cujas freguesias se agregaram, o que possibilitou uma nova candidatura.
Presidente da Junta de Freguesia de Covelas desde 1983, Jaime Oliveira foi o porta-voz dos homenageados, agradecendo ao presidente da autarquia da Póvoa de Lanhoso por “homenagear os autarcas que, ao longo de décadas, deram o seu melhor em prol das suas gentes e das suas terras, deixando, muitas vezes, a família em prol da população”.
“Sinto-me orgulhoso de ter ajudado a construir uma terra com melhores condições de vida e bem-estar”, disse o autarca, não esquecendo todos ex-presidentes da câmara municipal com quem trabalhou nos últimos 30 anos: José Luís Portela, João Tinoco de Faria e Lúcio Pinto.
Aos autarcas não cessantes, o homenageado pediu para que “não desistam de lutar pelos interesses da população”.