Junta de Freguesia de Brunhais

Benfeitores homenageados

A Junta de Freguesia de Brunhais promoveu, no dia 28 de Julho, uma homenagem aos benfeitores da freguesia. A cerimónia festiva integrou a celebração de uma eucaristia, pelas 16 horas, por todos os benfeitores falecidos, à qual se seguiu uma sessão solene de homenagem, durante a qual foi apresentado o livro «O “brasileiro” João António de Matos (1818-1892): benemérito da freguesia de Brunhais», da autoria do escritor e historiador José Abílio Coe-lho. Para além de João António de Matos, a homenagem estendeu-se também à família Sousa Fernandes e Francisco Xavier da Cruz Araújo. No final da sessão solene, foi descerrado o busto de João António de Matos, junto à sede de junta, que perpetuará o seu nome e o seu legado.
Nascido na freguesia de Brunhais, João António de Matos emigrou para o Brasil onde aí conseguiu uma grande fortuna. De entre outras benfeitorias, “resolveu dispor de uma elevada soma para ampliar significativamente” a igreja da sua terra natal. A construção de uma torre na igreja e a escola primária fazem parte do seu legado.
A doação de terrenos pela Família Sousa Fernandes ao longo das últimas décadas foi também realçada pelo presidente da Junta de Freguesia de Brunhais, Maximino Guimarães. Os terrenos doados, e como se pode ler na obra de José Abílio Coelho, permitiram o alargamento do campo santo e construção de rampa de acesso do cemitério, construção da capela funerária, sanitários e parque de estacionamento, a norte da sede de junta, e alargamento da rede viária. No total, foram mais de 4000 m2.