Os nossos emigrantes história de uma vida

Mais de 50 anos em França

Maria Conde Borges e José Augusto da Silva, de Rendufinho, completaram 50 anos de vida em comum em Dezembro de 2012. Bodas de ouro de casamento e bodas de ouro de ligação a França.
José Augusto nasceu na vila da Póvoa de Lanhoso mas aos 7 anos de idades, com a família, rumou até Rendufinho, onde aí também vivia Maria Conde Borges que, anos mais tarde, viria a tornar-se sua esposa. Cresceram juntos, frequentaram a mesma escola e criaram uma amizade.
Em 1959, com 22 anos, José Augusto trocou o nosso país pela França, juntando-se ao irmão Manuel, já falecido, que ali se encontrava. Um ano mais tarde, a irmã Adelaide juntou-se a eles.
Irmão levava irmão. Um atrás do outro. Era muitas vezes assim que se procurava reunir melhores condições de vida. Em Janeiro de 1962, Maria e José Augusto iniciaram o namoro que viria a transformar-se em matrimónio em Dezembro desse ano. Só em Junho de 1963, já lá vão 50 anos é que Maria se juntou ao marido e iniciaram a sua vida em comum fora do país.
Do amor destes povoenses nasceram cinco filhos: Silvina, Leonor, Adriano, Maria Adelaide (já falecida) e Maria Cristina. A estes, juntam-se sete netos, que vieram aumentar ainda mais a felicidade do casal. Hoje, estão reformados. Na Rua da Aldeia, em Rendufinho, possuem a sua habitação, onde se deslocam para, juntamente com os familiares, passar as suas férias.