AUTÁRQUICAS 2013

PS anuncia António Barros na AM

António Barros é o candidato à presidência da Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso pelo Partido Socialista, nas próximas eleições autárquicas, no dia 29 de Setembro. A apresentação dos candidatos às listas pelo PS decorreu no Campo da Feira, na vila da Póvoa de Lanhoso, no dia 11 de Agosto. Quanto ao mandatário das listas do PS, a escolha recaiu no advogado Fernando Mota. Um a um, os candidatos às Assembleias de Freguesias, Câmara e Assembleia Municipal subiram ao palco e apresentaram-se aos militantes e simpatizantes do PS.
Findas as apresentações tiveram lugar os discursos, iniciados por Gilberto Anjos, coordenador da Juventude Socialista e presidente da Junta de Freguesia de Moure.
Na sua intervenção, Gilberto Anjos abordou a questão do desemprego e destacou que “na Póvoa de Lanhoso nada tem sido feito para minimizar este flagelo, nada tem sido feito para fixar os jovens nas nossas freguesias”.
“Algumas freguesias no nosso concelho correm o risco de se tornar freguesias fantasmas, despovoadas e sem futuro”, apontou Gilberto Anjos, criticando o actual executivo por “investir, dois meses antes das eleições, 1,5 milhões de euros para fazer propaganda eleitoral, para inaugurar caminhos como  está a acontecer neste momento”
Depois de Lídia Vale, presidente da concelhia do PS, seguiu-se a intervenção do mandatário das listas socialistas, Fernando Mota, que, no seu discurso, enalteceu as qualidades dos vários candidatos.
“Não estava no meu horizonte voltar à política activa depois de alguns anos de interregno. Estou aqui por convicção e com o único objectivo de servir a minha terra, a nossa terra”, revelou António Barros, candidato à Assembleia Municipal.

Água, saneamento e devolução de  25% do IMI são os compromissos
Assumindo que a candidatura por si liderada é a candidatura da esperança para a Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro apontou que o projecto por si defendido é um projecto realista e com vontade de mudar a Póvoa de Lanhoso.
Concluir até 2020 a rede de água e saneamento no concelho e devolver 25% do valor do IMI pago em cada ano, com a verba devolvida a ser aplicada na economia concelhia, foram dois dos compromissos assumidos pelo candidato do PS.
Quanto à devolução de parte do IMI pago pelos povoenses, Frederico Castro revelou que tal medida permitirá injectar cerca de 500 mil euros na economia local.
“Nós não prometemos a via circular urbana porque sabemos que só é possível ter uma via circular na Póvoa de Lanhoso com o apoio do poder central. Nenhum candidato sério à Câmara da Póvoa de Lanhoso não pode prometer aquilo que depende só dele”, revelou Frederico Castro.
Apostar na economia local, nas empresas, na dinamização e na criação de empresas foram outras das ideias deixadas por Frederico Castro.
“Precisamos no nosso concelho de uma câmara que tenha uma atitude diferente perante as pessoas e perante as freguesias. Há presidentes de Junta do nosso concelho que tiveram durante estes quatro anos, zero de investimento por parte da Câmara Municipal”, acusou Frederico  Castro.