Santo Emilião

Festividades 
em honra de S. Bento

De 11 a 14 de Julho, a freguesia de Santo Emilião acolheu as tradicionais festividades em honra de S. Bento. Os momentos religiosos – novenas, missa em honra de S. Bento e procissão  continuam a ser os mais participados. Por estes dias, marcaram presença nas festividades centenas de pessoas, daquela freguesia, assim como das freguesias vizinhas, do concelho da Póvoa de Lanhoso e de Guimarães. Neste ano, a dupla ‘Ricardo e Henrique’ foi a grande atracção.
Na manhã de domingo, dia 14 de Julho, ao longo da estrada nacional, vários doceiros      apresentavam os doces tradicionais da região. Pelas 11 horas, o Mosteiro de S. Bento, todo adornado a cravos vermelhos, acolheu a festa em honra daquele santo, num momento que contou com a presença dos elementos da Junta de Freguesia, Câmara Municipal e Confraria de S. Bento. De tarde, a majestosa procissão saiu à rua, com vários andores, figuras alegóricas e o carro das virgens.

“Procissão muito participada”
As novenas em honra de S. Bento e a procissão são os momentos mais apreciados por Silvina Isabel, moradora em Santo Emilião. “Temos uma procissão muito participada. As pessoas aderem e são muitas as figuras alegóricas que participam. É um dos momentos mais importantes da festa. As novenas trazem muita gente, não só da freguesia como das freguesias vizinhas”, revelou Silvina. Os momentos musicais são também muito apreciados por esta moradora.

“As festas estão a correr bem”
Artur Salgado, para além de presidente da Junta de Freguesia de Santo Emilião é, também, Juiz da Confraria de S. Bento. As dificuldades de se arranjar uma comissão de festas para este ano levaram alguns elementos da confraria a chamar a si a organização das festividades. Em apenas dois meses, Artur Salgado, juntamente com outros três elementos da confraria, organizaram os festejos deste ano.
“Tudo se resolveu a tempo. As festas estão a correr bem”, revelou Artur Salgado, aquando da missa em honra de S. Bento, na manhã de domingo, dia 14 de Julho.
“Tentamos dar o máximo de dignidade às festividades. O povo da freguesia está satisfeito e reconhece todo o sacrifício. Está tudo a correr bem”, disse ainda Artur Salgado.

“Festas muito antigas”
 “Estas festas são umas festas antigas, têm muita tradição. Quando era salteiro, trabalhava em Pevidém e toda a gente conhecia estas festas. Chamavam-lhes as festas de S. Bento de Donim. Não sei bem qual a razão. Dizem que foi uma velhinha que foi a Donim e trouxe o S. Bento escondido para cá. Não sei se é verdade. Esta freguesia era conhecida pelas suas festas”, revelou Custódio Leite Macedo, elemento da Confraria de S. Bento.
“Quando era pequeno, ainda não havia luz eléctrica. Colocavam o arruado e púcaros com sebo e tinham uns cartuchos bem feitos e incendiavam aquilo. Era assim que se fazia a iluminação. Havia a actuação de duas bandas de músicas e o espaço estava cheio de tasqueiros que vendiam os seus vinhos e petiscos. Vinha muita gente de fora”, recorda.
“As festas são muito bonitas mas dão muito trabalho. Nos tempos antigos, havia 3 ou 4 fogueteiros ao despique e o vencedor recebia uma libra em ouro. Gosto muito da procissão. É muito bonita”, revelou Custódio Macedo.