Brasil

Casa de Portugal 
de Volta Redonda 
promove usos e costumes

Fundada há 33 anos, a Casa de Portugal de Volta Redonda, no Brasil, é presidida, desde Junho de 2010, pelo povoense Ma Cozinha Matos, natural da freguesia de Esperança. A 27 de Abril de 2013 a Casa de Portugal de Volta Redonda comemorou os 33 anos de  existência. Nascido a 7 de Agosto de 1941, Manuel Cozinha Matos chegou ao Brasil no dia 13 de Maio de 1958. Já presidiu ao Rotary Club de Volta Redonda e, anteriormente, de 1996 a 2001, presidiu à directoria da Casa de Portugal de Volta Redonda.
“A Casa de Portugal  é local de encontro de famílias brasileiras e portuguesas na cida-de de Volta Redonda. Recebe anualmente milhares de convidados em suas instalações, através dos eventos realizados como a tradicional festa da uva, ‘Vindimas’, almoços e jantares, difundindo, dessa forma a  gastronomia portuguesa”, refere um dos elementos da Casa de Portugal.
Com espaços para a realização de eventos, as infra-estruturas da Casa de Portugal de Volta redonda contam, ainda, com um parque desportivo, com campo de futebol e parque infantil.
A 13 de Maio de 2000 foi celebrada a primeira missa na capela erguida em honra de Nossa Senhora de Fátima.
Os usos e costumes lusos são também difundidos através de um rancho folclórico, o ‘Rancho Folclórico Rendilheiras de Portugal’, fundado em 1980. Promover os costumes portugueses, através das danças e músicas, é um dos objectivos.
“A Casa de Portugal tem por princípio fundamental, congregar cidadãos dignos de elevada reputação moral e social, tornando-os conhecidos e irmanando-os nos princípios da solidariedade humana. Também, visa à preservação dos costumes portugueses, através da dança, da música, da gastronomia e da cultura Portuguesa. A casa de Portugal é um privilégio de todos”, pode ler-se na página oficial.
nuel