EPAVE – Escola Profissional do Alto Ave

Cabeleireiro social apoia Centros

A Praça Engenheiro Armando Rodrigues, no centro da vila, transformou-se num autêntico cabeleireiro. Lavagem, coloração, corte e secagem eram as áreas disponíveis para os utentes dos centros de convívio do concelho. No âmbito das suas preocupações sociais, a EPAVE – Escola Profissional do Alto Ave apresentou, na tarde de sexta-feira, dia 14 de Junho, o Salão de Cabeleireiro SociaAli, os utentes dos seis centros de convívio do concelho (Póvoa de Lanhoso, Friande, Vilela, Esperança, S. João de Rei e Friande) puderam cuidar dos seus cabelos, de forma gratuita.
Para além do apoio aos utentes dos Centros do Convívio, o evento permitiu a divulgação do Curso de Cabeleireiro de Senhoras junto da comunidade.
Adelaide Guimarães, de 80 anos, foi uma das povoenses que beneficiou dos cuidados prestados pela EPAVE, no âmbito do curso de Cabeleireiro de Senhoras. No final, esta povoense mostrou-se satisfeita com o resultado e com vontade de continuar a usufruir destes serviços.
Amélia Miranda e Maria Arminda do Vale, do Centro de Convívio de Vilela, foram outras das utentes dos Centros de Convívio que marcaram presença no centro da vila, usufruindo dos cuidados prestados pelos alunos da EPAVE.
“Foi bom. Gostei e os alunos foram muito gentis. Aproveitamos para cuidar do cabelo e é uma forma dos alunos praticarem”, referiu Arminda do Vale.
Joaquim Machado, presidente do Conselho de Administração da EPAVE, referiu que a iniciativa surge no âmbito da responsabilidade social da instituição, apoiando, numa primeira fase os utentes dos Centros de Convívio mas, posteriormente, alargar este serviço a pessoas desfavorecidas, desempregadas e com rendimentos económicos baixos, dando, dessa forma, apoio à acção social desenvolvida pela autarquia da Póvoa de Lanhoso. A criação de uma empresa social pedagógica é o grande objectivo da EPAVE.