Regimento de Cavalaria 6

Exército “invadiu” a Vila

A vila da Póvoa de La-nhoso foi “invadida”, na manhã de segunda-feira, dia 24, por dezenas de blindados. Durante esta semana, o Regimento de Cavalaria 6, Dragões D’Entre Douro e Minho, assentou praça no concelho, no âmbito da Semana Aberta, inseridas nas come-morações do Dia da Unidade daquele regimento de cavalaria.
No centro da vila, a Praça Engenheiro Armando Rodrigues, recebeu uma Torre Multi-actividades, colocada pelo Centro de Recrutamento de Braga, com escalada e rappel em parede fixa, e o Regimento de Cavalaria 6 marcou presença com a exposição de duas viaturas blindadas, que estiveram ao dispor dos visitantes. Uma Pandur ambulância e uma Pandur canhão foram as viaturas que fizeram delirar pequenos e graúdos. Além destas, um mor-teiro 30 mm e uma metralhadora pesada foram dadas a conhecer a todos quantos passaram pelo centro da vila. No local, marcaram também presença duas viaturas militares de Divulgação do Regime de Contrato e Regime de Voluntariado.
Os militares estabeleceram as suas bases nas antigas instalações do ISAVE, em Fontarcada, e na Escola EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio. As actividades a desenvolver pelos Dragões D’ Entre Douro e Minho terminam com um desfile militar, nesta sexta-feira, pelas 11 horas.
“Fiz a escalada e vi os tanques. Gostei muito. Já tinha feito escalada. Um dos tanques é muito grande e tem macas lá dentro”, revelou o Diogo Filipe, de 11 anos, residente na vila. Este jovem povoense não descarta a ideia de seguir uma carreira militar aquando da idade adulta.
“Fiz escalada. Nunca tinha feito e gostei. Visitei os blindados e gostei muito de ver aqui o exército”, apontou a Catarina Pereira, de 11 anos, residente em Vilela.
Na tarde de segunda-feira, uma das estrelas foi o Henrique, de 3 anos, mostrando-se sempre pronto para “escalar” a parede da torre multiusos.