EB 2,3 de Taíde

Aluna vence concurso nacional

Mariana Vale, aluna da Escola EB 2,3 de Taíde foi uma das vencedoras do concurso nacional de vídeos ‘Imagens contra a Corrupção’, promovido pelo Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC), que funciona no Tribunal de Contas. A jovem aluna foi a vencedora na categoria de 2.º Ciclo, num trabalho orientado pelo professor Manuel Oliveira Araújo. As regras do concurso estabeleciam, de entre ou aspectos que o vídeo teria uma duração máxima de 3 minutos e com um máximo de 100 MB.
“O tema do concurso veio ao encontro ao que estamos a desenvolver em educação e cidadania, em que falamos dos valores, direitos e deveres”, explicou o professor Manuel Oliveira Araújo, de Educação Visual e Teconológica.
“Era um vídeo muito simples em que usamos alguns conceitos como a amizade, a democracia, a justiça e a lealdade. Fizemos uma animação, em que associamos a corrupção a um objecto, neste caso a uma tesoura, e que ia cortando esses valores. No final, essa tesoura que simbolizava a corrupção era destruída por uma outra palavra que era a cidadania”, explicou o professor, que coordenou o projecto.
Com 10 anos, e aluna da Escola EB 2,3 de Taíde, Mariana dos Santos Vale tem na Educação Visual e Tecnológica a sua disciplina preferida. “Fiquei muito satisfeita e contente com este prémio. O que eu pretendia com este trabalho era mostrar às pessoas que todos devemos ser bons cidadãos”, revela Mariana, apontando que os pais, Fernanda e José, ficaram orgulhosos e muito contentes pelo prémio.
tros