Balanço muito positivo do Prove

Produtos locais atraem...

A Emília, a Ermelinda, a Isabel e o João são os produtores que dão a cara pelo PROVE (Promover e Vender) na Póvoa de Lanhoso. Dos seus quintais vêm os produtos hortícolas e frutícolas que, depois de colocados em cabazes, vão para a mesa dos povoenses. Os produtos caseiros e de boa qualidade têm cativado vários povoenses que aderiram ao PROVE. O projecto, de âmbito nacional, veio para a Póvoa de Lanhoso, há cerca de um ano, pela mão da ATAHCA, à qual se juntou a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que criou todas as condições para o funcionamento de um Núcleo PROVE no concelho.
Reunidos parceiros e produtores, realizadas sessões de sensibilização e formação, pela técnica da Câmara Municipal, Natália Costa, o núcleo arrancou na Póvoa de Lanhoso e conta, neste momento, com 23 consumidores inscritos.
Promover o escoamento directo dos produtos hortofrutícolas é um dos objectivos do PROVE.
Todas as quintas-feiras, das 18 às 19h30, os consumidores deslocam-se às instalações do Banco do Voluntariado, na Avenida 25 de Abril, na Póvoa de Lanhoso, para aí levantarem os seus cabazes, preparados pelos vários produtores.
Depois das hortas sociais, do apoio aos jovens agricultores e do banco de terras, a Câmara Municipal, em parceria com  a ATAHCA, apresentou o PROVE na Póvoa de Lanhoso, numa iniciativa que pretende apoiar a economia local.
Ao ‘Maria da Fonte’, Natália Costa recorda que os produtores do projecto devem ter produção própria, aplicar técnicas o mais possível amigas do ambiente e escoar os produtos da época.
Cebolas, ervilha de quebrar, alho francês, couve, favas, laranjas, maçãs e alface eram alguns dos produtos que integravam os cabazes do dia 23 de Maio. O balanço, até ao momento, é muito positivo.