Monsul, Geraz do Minho, S. João de Rei e Friande

Padre Rafael cria laços

Natural de Forjães, no concelho de Esposende, e ordenado a 15 de Julho de 2012, o padre Rafael Poças assumiu, há sete meses atrás, a paroquialidade de Monsul, Geraz do Minho, S. João de Rei e Friande, sucedendo no cargo ao Padre Marco Gil, que transitou para a paróquia de Arcozelo, no concelho de Barcelos.
“Este tem sido um tempo de adaptação, mas sobretudo um tempo para conhecer os meus paroquianos e para perceber quais são as suas realidades, aspirações e esperanças. Um tempo para conhecer o caminho feito mas também um tempo para apontar aquele que havemos de trilhar”, refere o padre Rafael Poças, traçando o balanço destes meses no concelho da Póvoa de Lanhoso.
Questionado quanto à chegada ao concelho, o sacerdote assumiu que “a recepção foi boa e pacífica. Rapidamente se criaram laços e espero que todas as comunidades possam beneficiar disso mesmo”.
“A minha preocupação volta-se sobretudo para os mais idosos, os doentes. O baixo concelho tem a sua população bastante envelhecida. Preocupa-me o bem-estar de cada um, sobretudo o dos mais desfavorecidos. Já me apercebi que alguns vivem em situações muito precárias. De igual forma, preocupo-me com os mais novos, os nossos jovens e adolescentes. Gostaria de os ver crescer com uma formação integral, sobretudo um crescimento pautado pelos valores evangélicos, por aqueles valores que parecem começar a escassear na nossa sociedade”, apontou o sacerdote, dando conta das suas preocupações, mostrando-se ainda satisfeito pela participação da juventude na vida da comunidade.
“É necessário que cada um se disponibilize a mudar. Alguns rumos tomados até aqui, olhando para a vida da nossa sociedade em geral, já nos ensinaram que em muitos casos não são os mais assertivos. É necessário criar uma rotura com hábitos e abrir-se à novidade que em última instância é sempre Deus”, revelou quando questionado se é preciso alguma alteração para levar mais fiéis à Igreja.