Jacinto Pereira de Sousa

Apresentou primeira obra

“Da Década de 50 ao Século XXI – Uma Vida com história” é o título da obra com a qual o povoense Jacinto Pereira de Sousa faz a sua estreia no mundo da escrita.
A apresentação do livro deste conhecido povoense decorreu no sábado, dia 4 de Maio, no Theatro Club. E foi com a sala de espectáculos povoense completamente lotada que Jacinto Pereira de Sousa deu a conhecer a amigos e conhecidos a sua primeira obra literária, que conta com cerca de 360 páginas.
A vida pessoal merece grande destaque nesta obra. Ao longo da obra, Jacinto Pereira de Sousa aborda temas como a escola primária; o início da profissão, a vida militar; o namoro com Maria Fernandes; o Casamento; os filhos; a paixão pelos pombos; a nova fase da vida – o divórcio; refazer a vida; e uma nova relação.  A participação nas instituições da Póvoa, a militância no PSD e as instituições da Póvoa de Lanhoso merecem também um grande realce ao longo do livro, no qual o autor analisa a Póvoa de Lanhoso nos últimos cinquenta anos e os executivos camarários desde 1976, fazendo, também, uma reflexão sobre a evolução política nacional.
A apresentação do livro foi da responsabilidade de Manuel de Sousa, tendo intervindo ainda o representante da editora Labirinto, João Artur Pinto, e o próprio autor. “Considero que, quando se escreve um livro como este, terá de ficar escrito a narração real da vida. Se não o fizesse estaria a enganar a mim próprio. Um escritor nunca poderá enganar os seus leitores”, explicou Jacinto Pereira de Sousa, revelando que já tem em preparação uma nova publicação, um romance, que está a ser escrito.
“É de louvar e de incentivar a que povoenses, como o Sr. Jacinto Pereira de Sousa, se entreguem à escrita e contribuam, dessa forma e com o seu trabalho, para a preservação de aspectos da nossa cultura, da nossa história, da nossa memória colectiva. O Sr. Jacinto é uma pessoa cujo valor é reconhecido por todos e que decidiu partilhar com os leitores algumas passagens  da sua vida e algumas reflexões”, referiu, à margem desta apresentação, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
“Da parte da Câmara Municipal faremos o que estiver ao nosso alcance para continuar a apoiar estes autores locais”, salientou ainda Manuel Baptista.
Durante a sua intervenção, o autarca já havia referido ser necessária muita “coragem” para realizar o trabalho que Jacinto Pereira de Sousa fez.