Notícias publicadas acerca da Revolução de Abril

39 ANOS DO 25 DE ABRIL

Cumpre-se, este ano, os 39 anos da Revolução de Abril. Folheando as páginas deste centenário jornal fomos ao encontro do ano de 1974 e das notícias publicadas acerca da Revolução de Abril. “O Governo do País entregue a uma Junta de Salvação Nacional” é destacado na primeira página da edição de 27 de Abril de 1974.
“Na madrugada de ontem, dia 26 (pela 1,24 horas), a Radiotelevisão Portuguesa apresentou seis membros que compõem a Junta de Salvação Nacional, a que preside o sr. general António de Spínola. Foi o sr. general António de Spínola quem leu ao país a proclamação da Junta de Salvação Nacional, definindo, inequivocamente, os seus objectivos”, pode ler-se na notícia.
“É a seguinte a constituição da Junta de Salvação Nacional: Srs. general António de Spínola, presidente; general Francisco da Costa Gomes; brigadeiro Jaime Silvério Gomes; coronel Carlos Galvão de Melo; capitão-de-fragata António Alva Rosa Coutinho; capitão de mar-e-guerra José Baptista Pinheiro Azevedo; e general Manuel Diogo Neto”, lê-se, dando ainda conta que “através da Radiotelevisão Portuguesa, soube-se que o ex-presidente do Conselho, sr. prof. Marcelo Caetano, seguiu num avião militar rumo à ilha da Madeira, acompanhado do ex-presidente da República, sr. almirante Américo Tomás”.
A edição de 4 de Maio de 1974 anuncia: Portugal Libertado e em fase de renovação. “Portugal entrou na maior renovação de todos os tempos, após a queda do regime facista, nesse glorioso dia 25 de Abril de 1974, ao ser implantada a democracia. A democracia venceu, finalmente, o regime salazarista, que durante quase quarenta e oito anos dominou e manietou o país.
A Junta de Salvação Nacional, assim denominado o movimento de revolução, libertou o povo português da tirania e da opressão, fazendo já enormes remodelações ao país, como se tem verificado através dos seus esclarecedores comunicados”, destaca o “Maria da Fonte”, na sua primeira página, numa ocasião em que Aníbal Magalhães era o seu director.
Neste número, é também dado destaque ao 1 de Maio, Dia do Trabalhador. “Pela primeira vez, no decurso dos anos, foi festejado em Portugal o 1.º de Maio – dia do trabalhador em todo o mundo civilizado. Para os trabalhadores portugueses, tal facto constitui uma dupla festa, pois não só festejaram o seu dia como exterioriza-ram toda a alegria que os seus rostos e vontades jamais puderam manifestar, pois todos estavam controlado e manietados por esse regime facista, agora deposto pelas forças mais vivas da Nação Portuguesa – as gloriosas Forças Armadas”, anuncia este jornal.
“Saudemo-nos como povo livre!” é o título da notícia assinada por B. Carvalho Ribeiro, na primeira página da edição de 11 de Maio de 1974, que dá também eco à notícia “Portugal na hora que passa”.
“Portugal continua a viver as horas dramáticas e exaltantes que o «25 de Abril» trouxe. O programa de acção da Junta de Salvação nacional é muito coerente em matéria política. Todo ele está recheado de princípios que são caminho aberto para uma liberalização sem precedentes na nossa história. Isso é possível. Isso é mesmo o desejo do general Spínola. Grande militar e administrador, ele só quer trabalhar com um povo livre… A nova etapa que os portugueses iniciaram é uma era de justiça, de prosperidade… de ordem”, escreve Carvalho Ribeiro.