Banco do Voluntariado da Póvoa de Lanhoso

Alimentos para mais carenciados

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do Banco do Voluntariado, promoveu, no sábado, dia 13 de Abril, uma campanha de recolha de géneros alimentares. O Supermercado Primavera, e S. Martinho do Campo, acolheu a iniciativa, que se realizou entre as 9h30 e as 18 horas.
Neste ano, e relativamente ao primeiro trimestre deste ano, já foram apoiadas pela Loja Social um total de 100 famílias (76 em termos alimentares). Quanto à integração em programas de serviço comunitário, em 2009 foram integradas 3 pessoas; em 2010 foram 29; e em 2012 foram integradas um total de 42 pessoas. No primeiro trimestre de 2013, já foram integradas 10 pessoas.
De acordo com os responsáveis, os alimentos mais necessários são leite e cereais, enlatados (atum, sardinhas, salsichas, grão, feijão), açúcar e sal, azeite e óleo, arroz, massa e farinhas. Esta foi mais uma oportunidade dos povoenses apoiarem quem mais precisa. Os géneros alimentares recebidos irão apoiar os agregados familiares do concelho mais desfavorecidos (famílias devidamente sinalizadas e validadas em termos de apoio pelos técnicos que fazem o atendimento descentralizado no âmbito da Acção Social), reforçando a ajuda alimentar que é proporcionada com regularidade pelo Banco de Voluntariado através da Loja Social.
Quem desejar colaborar pode fazê-lo durante todo o ano junto das instalações do Banco de Voluntariado (ao lado do Pavilhão 25 de Abril), localizado na Vila. Este equipamento recebe donativos em géneros alimentares de segunda a quinta-feira, das 9h00 às 18h00, e à sexta-feira das 9h00 às 13h00.
O Eduardo e a Cláudia, ambos de 18 anos, residentes em Covelas e na Póvoa de Lanhoso, respectivamente, foram os voluntários presentes na tarde de sábado, na campanha de recolha de géneros alimentares.
O projecto “Vencer o Tempo nas 7 Cidades” levou Eduardo a inscrever-se no Banco do Voluntariado, alargando, posteriormente as actividades à participação na recolha de alimentos.
Voluntário há 3 anos, Eduardo tem participado nas várias recolhas de alimentos. Apesar da crise, os jovens voluntários revelam que os povoenses continuam a ser solidários para com aqueles que mais precisam.
“Gostava de fazer voluntariado com crianças e inscrevi-me juntamente com o Eduardo no Banco do Voluntariado. Mesmo com os problemas que têm, as pessoas continuam a ajudar”, revelou a Cláudia, destacando que ambos contam com o apoio dos familiares nesta sua vontade de ajudar quem mais precisa.