Theatro Club - Concurso literário

Asas à imaginação pela escrita

O Theatro Club da Póvoa de Lanhoso foi palco, na noite de quarta-feira, da cerimónia de entrega dos certificados de participação e prémios do Concurso Literário António Celestino promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares da Póvoa de Lanhoso, num momento que uniu a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e os Agrupamentos de Escola do concelho. A edição deste ano contou com 49 participantes, distribuídos por quatro escalões etários.
“Na segunda-feira iniciou-se a Semana da Leitura no concelho da Póvoa de Lanhoso. Ler permite-nos crescer cultural e intelectualmente, permite-nos viajar, permite-nos sonhar. O que é que a leitura tem a vem com a escrita? Tem a ver com tudo. Quanto mais lermos, melhor interpretamos e melhor escrevemos. Normalmente, um escritor é, ou foi, um bom leitor. Por isso, este concurso, como outros da promoção da escrita, é um incentivo à escrita pois é de pequenino que se deve incentivar à leitura e à escrita. Portanto, todos os meninos aqui presentes, que participaram no concurso, estão de parabéns”, revelou Gabriela Fonseca, vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, agradecendo a colaboração do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio e da Póvoa de Lanhoso.
“Escrever faz muito bem, é libertador e a função das escolas é um pouco esta, permitir aos nossos alunos que se aventurem neste caminho”, considerou José Ramos, do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso.
“Eu hoje sonhei e penso que vocês também sonharam com todas estas belas histórias escritas pelos nossos alunos. Acho que vale a pena apostarmos mais na cultura, acho que vale a pena apostarmos mais na escrita e na leitura”, referiu também António Fonseca, em representação do Agrupamento de Escolas Professor Gonçalo Sampaio.
Ana Catarina Miranda Pires, com “O Livro Abandonado”; Bárbara Daniela Duarte Cruz, com “Aprendi a Viver Assim”; Natália Marquêz Correlo, com “Dores que Afligem a Alma”; e Isa Pontes, com a “Caminhada”, foram os vencedores no 1.º, 2.º, 3.º e 4.º escalão, este último dedicado ao público em geral.
Independentemente dos resultados obtidos, todos foram considerados vencedores pela vereadora da Educação, Gabriela Fonseca.
Ana Catarina Miranda Pires, de 10 anos, residente na Póvoa de Lanhoso e aluna da Escola EB 2,3 Prof.º Gonçalo Sampaio foi uma das vencedoras da noite, tendo arrecadado o primeiro prémio na primeiro escalão, dedicado a participantes até aos 12 anos. Ser professora de português é o sonho de Ana Catarina. “Gosto de escrever. Fui buscar a ideia a livros que tinha em casa e aos quais nunca ligava”, destaca a jovem aluna, que tem em José Saramago o seu escritor de eleição. Escrever um livro é outro dos sonhos desta jovem povoense. O texto vencedor poderá ser o ponto de partida para o livro tão ambicionado.
Escreve há muitos anos e já tem várias obras publicadas. Isa Pontes, residente em Friande, tomou conhecimento do concurso através da Casa da Botica. “Concorri e trouxe ao concurso um conto, que é um misto de ficção com realidade. Misturei factos que se passaram em África e aqui na Póvoa de Lanhoso com um pouco de ficção para cativar o público”, revelou Isa Pontes, que alcançou o primeiro lugar no escalão dedicado ao público em geral.
“Tudo o que servi para incentivar os jovens a ler, tudo o que concorra para os fazer ler é uma maravilha porque a educação é a base de qualquer sucesso, de qualquer país”, revelou Isa Pontes, mostrando-se satisfeita pela participação no concurso.