Responsáveis do Hospital de Braga

Visita à Braval

As boas práticas ambientais praticadas no Hospital de Braga já dão frutos: cerca de 1% do total de resíduos recicláveis recolhidos em Braga são provenientes do Hospital. Tais números devem-se à parceria existente entre as duas instituições. Na tarde de ontem, os responsáveis da Comissão Executiva do Hospital de Braga visitaram a Braval e ficar a conhecer as várias estruturas que integram o Ecoparque.
Conhecer mais de perto a realidade da Braval foi um dos objectivos da visita, confor-me destacou João Ribeiro, presidente da Comissão Executiva. “Sabemos que somos um grande produtor de resíduos. Temos tido a colaboração da Braval desde o início para tentarmos ter os melhores procedimentos ambientais e, aliás, o Hospital de Braga é um hospital com certificação ambiental Portanto, temos como objectivo ter as melhores práticas”, destacou aquele responsável.
Para além das melhorias ambientais, as boas práticas conduzem também, e de acordo com aquele responsável, a uma poupança bastante considerável.
A sensibilização no Hospital de Braga passa não só pelos funcionários como pelos utentes e familiares. O repto foi lançado à Braval para a decoração de uma das alas da unidade hospitalar, a pediatria, dando a conhecer as boas-práticas aos mais pequenos e seus familiares.
“Quisemos demonstrar ao nosso parceiro de excelência o que fazemos e a importância que têm para nos continuar a ajudar nesta parceria. Queremos dinamizar esta parceria e aumentar e que, cada vez mais, seja um parceiro ainda mais importante”, referiu no final da visita, Pedro Machado, director executivo da Braval.
“Os resíduos hospitalares até esta parceria iam todos juntos para os resíduos hospitalares, seja perigoso ou não perigoso. Com esta parceria, houve o cuidado de os separar, aqueles que são passiveis de reciclagem, que não são contaminados”, explicou Pedro Machado, vincando a melhoria ambiental que estas boas-práticas proporcionam.