Jogos Paralímpicos 2016

Festa para ajudar a Alexandrina

Envergar a camisola nacional nos Jogos Paralímpicos de 2016, que se realizam no Brasil, é o sonho de Alexandrina Oliveira, uma povoense, de 32 anos, residente em Vilela, praticante de Boccia, na modalidade BC1. Vice-campeã nacional na sua classe, Alexandrina Oliveira, portadora de paralisia cerebral, possui o curso de Design Gráfico e Multimédia, obtido na Cercigui, em Guimarães, e desempenha as funções de Técnica Administrativa na Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Os cortes realizados nos vários apoios atingiram também Alexandrina Oliveira, que deixou de poder contar com as sessões diárias de fisioterapia, uma vez que, e segundo a própria, a remuneração que usufrui é superior ao salário mínimo. Com os pais desempregados, Alexandrina Oliveira não tem condições financeiras para instalar um ginásio e um espaço de treino em casa. Para ajudar a Alexandrina, está a ser preparada uma festa solidária, organizada pela Rádio Periquito, uma plataforma inserida na rede social Facebook, em parceria com a empresa ‘A Par da Idade’. A festa já teve dia marcado mas, devido a constrangimentos de última hora, teve que ser adiada para uma data a divulgar nos próximos tempos.
“Tenho que criar condições que me permitam realizar treinos diários. Como trabalho, tenho que conciliar o trabalho com os treinos que são de grande exigência”, explica Alexandrina Oliveira.
Explicando que o Boccia é um desporto praticado maio-ritariamente pelo sexo masculino, Alexandrina Oliveira aponta que se trata de um desporto competitivo, sendo, por isso, necessário manter o ritmo de treinos e resultados. A reabilitação diária torna-se fundamental para a prática desportiva mas também para o seu dia-a-dia, para a sua vida pessoal e profissional.
A par destas necessidades, Alexandrina Oliveira vê-se a braços com uma avaria na cadeira que utiliza para a prática desportiva. A população de Galegos têm-se uni-do na angariação de verbas, tendo já sido obtido metade do valor necessário para a reparação da cadeira de competição.