Estágio em Leipzig - Alemanha

Alunos da EPAVE regressaram

Ao abrigo do financiamento europeu do Programa Aprendizagem Ao Longo da Vida – PROALV – Projecto Leonardo Da Vinci, a EPAVE - Escola Profissional do Alto Ave proporcionou um estágio de duas semanas à turma do 3º C do curso de Instalações Eléctricas no prestigiado centro de estágio Vitalis GmbH, em Gut Welitz, Leipzig, na Alemanha, que também é parceira da Câmara de Comércio e Indústria de Leipzig.
A EPAVE entende que a formação dos seus formandos deve passar, também, por uma experiência a nível europeu de elevada qualidade, por considerar que este tipo de estágios são de máxima importância na aquisição, utilização e transferência de conhecimentos, competências e qualificações dos participantes, com elevado enriquecimento no seu desenvolvimento pessoal e profissional, e também, como facilitador da empregabilidade dos jovens envolvidos não só a nível nacional como naquele país.
O objectivo principal daquela instituição alemã é, não apenas facultar estágios de qualidade, como também, angariar entre os participantes, mão-de-obra para o mercado de trabalho alemão abrindo-       -se-lhes, assim, as portas para um futuro profissional naquele país. O programa de estágio dos formandos concentrou-se na aplicação prática de conhecimentos na área de Instalações Elétricas, monitorizada por professores e profissionais alemães, visitas técnicas a empresas e programas culturais. No final, as competências dos estagiários foram validadas pela Vitalis GmbH através de Certificado e com o Europass Mobilidade certificador da mobilidade europeia. A EPAVE pretende repetir esta gratificante experiência, já em 2014, com os formandos do curso de Manutenção Industrial que irão trabalhar na construção e desenvolvimento de um carro híbrido movido a energia solar e eléctrica.