Concurso Nacional de Teatro

'Joana, a Donzela' foi a vencedora

Chegou ao fim, na noite de sábado, dia 2 de Março, o Concurso Nacional de Teatro, realizado no Theatro Club, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso em parceira com a Federação Nacional de Teatro e o Inatel. A cerimónia de encerramento do concurso, iniciado a 3 de Fevereiro, contou com a presença do consagrado actor Ruy de Carvalho, patrono do prémio entregue à melhor produção. “Joana, a Donzela” foi a grande vencedora deste ano. Para além do prémio de “Melhor Produção”, a peça trazida a concurso pelo Grupo Mérito Dramático Avintense, arrecadou o prémio de “Melhor Encenação”, “Melhor Guarda-Roupa”, “Melhor Coreografia” e “Desenho de Luz – Prémio Orlando Worm”. A melhor interpretação masculina e feminina foram entregues a Rafael Amaral Vergamota e Rute Lourenço, que integraram o elenco de “Sobre a Mesa de Cabeceira”, da Companhia de Teatro Poucaterra.
O anfitrião do evento, o Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, recebeu o prémio “Prestígio/Inatel”. A peça “Gradim à Janela da Ausência”, que arrecadou o prémio de “Melhor Produção” em 2012, foi trazida a cena   na cerimónia de encerramento.
Por ocasião dos discursos, Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, revelou que “é com enorme satisfação que a autarquia da Póvoa de Lanhoso, através da realização deste concurso, dá o seu contributo para a afirmação do teatro em Portugal e para a promoção da cultura no nosso concelho”.
“A Póvoa de Lanhoso tem uma tradição muito particular na arte de representar. Ao longo de muitas gerações a sociedade civil e algumas associações envolveram-se na for- mação de actores e na construção de peças de teatro de qualidade reconhecida, que nos permite ter hoje um lugar especial no circuito cultural e em especial no teatro”, afirmou Manuel Baptista.
Revelando que o concurso é um bom exemplo da importância que a Póvoa de Lanhoso atribui ao teatro, Manuel Baptista apontou que apesar das dificuldades “a autarquia entendeu manter este concurso pois reconhece a sua importância no cartaz cultural do nosso concelho”.
“Queridos amigos, que linda noite. Estivemos a viver um festival de amor, um festival de amor pelo teatro. Uma noite memorável. Amo aquilo que faço. Sou um amador profissional. Vivam felizes, vão ao teatro e não se esqueçam que o teatro é fundamental para mostrar a capacidade de um povo”, disse Ruy de Carvalho, na cerimónia de encerramento do Concurso Nacional de Teatro.