Assinalado a 1 de Março

Dia da Protecção Civil

O Dia da Protecção Civil, comemorado a 1 de Março, ficou marcado, na Póvoa de Lanhoso, por uma acção de sensibilização dirigida aos mais jovens, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do Gabinete Técnico Florestal. Os alunos do 5.º ano da Escola EB 2,3 de Taíde foram os primeiros a receber a acção de sensibilização que, durante os próximos dias, se estende a outros estabelecimentos de ensino do concelho.
A estas acções de sensibilização junta-se, na tarde de sábado, dia 2, em S. João de Rei, um Exercício LIVEX, realizado pela Autoridade Nacional da Protecção Civil, através do CDOS de Braga, com simulação de incêndio florestal.
“O Cidadão: primeiro agente de protecção civil” é o tema das comemorações deste ano. Aos jovens alunos, Manuela Freitas, responsável pelo Gabinete Técnico Florestal da autarquia da Póvoa de Lanhoso, elucidou que “a protecção civil somos todos nós”. O que é a Protecção Civil, qual o papel da Protecção Civil no nosso dia-a-dia, quem intervém, e os três p’s da Protecção Civil (Prever, prevenir e Proteger/Socorrer) foram alguns dos assuntos abordados ao longo da sessão. A sessão contou com a presença dos responsáveis da  Escola EB 2,3 de Taíde e do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, assim como do Vereador da Protecção Civil, Armando Fernandes.
“Há uma mensagem que devem levar daqui: o primeiro agente da protecção civil é cada um de nós. Levem estes ensinamentos para as vossas casas, para as salas de aula, para os sítios onde se encontrem no dia-a-dia. Sigam aquilo que são as indicações dos vossos professores quando tiveram que por em práticas os planos de emergência, os planos de evacuação da vossa escola”, pediu o vereador Armando Fernandes.
As comemorações ficaram também marcadas pela entrega do fardamento aos voluntários que integram a equipa municipal de protecção civil, num total de doze elementos. Blusões, boné, fato impermeável, colete e botas compõem o novo fardamento.