Festas de S. José decorrem de 9 a 19 de Março

Cortejo Etnográfico é a novidade

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso retoma, neste ano, a tradição do Cortejo Etnográfico nas Festa de S. José, que se realizam de 9 a 19 de Março, na vila da Póvoa de Lanhoso. Na tarde de domingo, dia 17, pelas ruas da vila vão passar mais de vinte carros alegóricos, num evento que conta com a parceria das Juntas de Freguesia do concelho.
Quim Barreiros é o artista em destaque nas festas deste ano, numa actuação que está agendada para a noite de segunda-feira, dia 18 de Março.
Para o sucesso das festas é necessária a colaboração de “S. Pedro”. Na apresentação do cartaz das Festas de S. José, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, realçou que o bom tempo é fundamental para o sucesso das festividades. Mais uma vez, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso envolve no programa das festas as associações concelhias.
Destacando a colaboração das associações do concelho, que trazem às festas concelhias as suas actividades mais emblemáticas, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso realçou que as festas concelhias são também uma forma de promover o comércio local.
“Que os comerciantes sintam que estamos ao lado deles e é também para eles que trabalhamos”, assegurou o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
“Espero que o programa vá ao encontro daquilo que os povoenses gostam. As Festas de S. José são as festas do concelho, de todos nós”, realçou Manuel Baptista.
Na apresentação do programa, o vereador da Cultura, Armando Fernandes, realçou que atendendo ao ano de particular dificuldade financeira, a autarquia teve o cuidado os custos das festas deste ano não superassem os do ano anterior.

Procissão, actividades desportivas, concertinas e feira pecuária
O Passeio Pedestre de S. José, amanhã, sábado, pelas 9 horas, é a iniciativa que marca o arranque das festas. Neste domingo, dia 9, pelas 9h30, a atenção centra-se no Concurso de Pesca, na Pista de Pesca Desportiva de Santo Emilião; no Mercado da Terra (10 horas), na actuação do Rancho Folclórico de S. Miguel do Monte (Fafe), às 16 horas, e na Conferência Quaresmal, às 17 horas, com a presença de D. Manuel Lima, bispo auxiliar de Braga.
As festividades retomam na sexta-feira, dia 15 de Março, com a abertura da exposição “Pelos Caminhos da Maria da Fonte”, pelas 17h30, na Sala de Interpretação do Território, na Casa da Botica. À noite, a partir das 22 horas, na Praça Engenheiro Armando Rodrigues, a animação está a cargo do grupo “Akisom”.
A VII Prova TT, o Grande Prémio de Tiro aos Pratos e a Prova de BTT – Pelos Trilhos da Maria da Fonte IX são as actividades desportivas em destaque na manhã de sábado, dia 16. De tarde, pelas 14h30, a Piscina Municipal Coberta acolhe o V Festival de Natação de S. José.
O Encontro de Tocadores de Concertinas acontece pelas 14h30, com a abertura do evento a ficar a cargo dos “Amigos da Borguinha”.
“Sentir no Íntimo a Semana Santa”, de Carlos Ribeiro, é a exposição patente no Theatro Club, num evento cuja abertura está agendada para as 18 horas.
Hélder Baptista e a sua banda animam a noite de sábado, dia 17, numa actuação a ter início pelas 22 horas, na Praça Engenheiro Armando Rodrigues.
Para a manhã de domingo, dia 17, está prevista a IV Concentração/Exposição de Motas Clássicas, a continuação do Grande Prémio de Tiro aos Pratos e o XVIII Grande Prémio de Atletismo de S. José. De tarde, a partir das 14 horas, o folclore regressa ao centro da vila, com a actuação do Rancho Folclórico de Porto d’Ave, Verim e Covelas.
De regresso está o cortejo etnográfica, cujo início está marcado para as 15h30. À noite, as festividades são animadas, a partir das 21h30, pelo conjunto “Ritmo – M80”.
Neste ano, Quim Barreiros é o artista em destaque, numa actuação que ocorre na noite de segunda-feira, dia 18. A principal noite das festas não esqueceu o público jovem e, para além deste popular cantor, sobem ao palco os DJ’s Sexation, Viktor Soul e Arnette e o comediante João Seabra, com um espectáculo de stand-up comedy.
A Feira Franca e o Concurso Pecuário, na manhã de terça-feira, dia 19, dia em que o concelho vive o seu feriado municipal, são algumas das actividades emblemáticas das festas. A estas, junta-se um dos grandes momentos, a procissão em honra de S. José, pelas 15h30, num momento que conta com a presença dos andores dos padroeiros das paróquias do concelho. Para além de presidir à Missa em honra de S. José, no dia 19, pelas 11 horas, o arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, inaugura as obras de requalificação do adro da Igreja Paroquial da Póvoa de Lanhoso. No dia em que comemora o seu aniversário, o Rancho Infantil e Juvenil da Póvoa de Lanhoso actua no centro da vila, com o folclore a marcar presença a partir das 14 horas.
O feriado municipal fica ainda marcado, a partir das 17h30, pelo concerto com a actuação da Banda Musical dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e a Banda Musical de Calvos.

Cortejo etnográfico retomado 20 anos depois
Em 1992, o Cortejo Etnográfico contou com a participação de 16 carros alegóricos. A matança do porco, a tosquia da ovelha, o ourives, o artesão, o sapateiro, as tecedeiras, o cesteiro, a pesca, a cozedura do pão e o ferreiro foram alguns dos temas dos carros alegóricos. Em 1993, ano de eleições, o cortejo não se realizou e, em 1994, saiu à rua com o título “Cortejo das Tradições”, com o desfile de alfaias agrícolas e a mostragem de algumas das lides do mundo rural. A última notícia data de 1996, com o cortejo agrícola a marcar presença nas festividades, desfilando os carros com as alfaias agrícolas.
Este ano, e de acordo com o vereador Armando Fernandes, já estão confirmados 20 participantes, num momento que pretende dar a conhecer um pouco daquilo que é a identidade das freguesias do concelho.