AADVDB recebida por Pedro Machado

Braval aposta na sensibilização

A sensibilização e a educação ambiental é uma das bandeiras do Ecoparque Braval. Anualmente, a Braval recebe cerce de 7 mil visitantes, muitos deles alunos dos estabelecimentos de ensino dos concelhos da área de abrangência da Braval. Dar a conhecer o trabalho desenvolvido e as várias áreas que integram o Ecoparque Braval é um dos objectivos, ao qual se alia a sensibilização ambiental, alertando os visitantes para a necessidade da separação de resíduos.
Há dias atrás, a Braval recebeu a visita dos utentes e técnicos da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga (AADVDB), localizada na Póvoa de Lanhoso, com as visitantes a repartirem-se por três dias. Ali chegados, os utentes da AADVDB ficaram a conhecer o trabalho desenvolvido no Ecoparque Braval, assim como as estruturas que o integram. A separação de resíduos foi um dos temas abordados e de grande interesse para os utentes portadores de deficiência visual.
Pedro Machado, director  executivo da Braval, recebeu os elementos da AADVDB e deu a conhecer todas as estruturas que integram a Braval, não deixando de alertar para os benefícios da separação dos resíduos.
Em 2009, a Braval tinha colocado nos concelhos de abrangência um total de 1245 ecopontos, 300 dos quais subterrâneos.
Nos novos ecopontos subterrâneos, a Braval instalou um pedal e um manípulo para que aquelas estruturas estejam acessíveis a todos os cidadãos, ultrapassando algumas dificuldades sentidas pelos portadores de deficiência motora. Nos próximos tempos, a Braval pretende colocar uma sinalética adaptada aos portadores de deficiência visual, nomeadamente com a colocação de imagens salientes. Fazer chegar a separação de resíduos a todos os cidadãos é um dos objectivos.  Além da separação dos resíduos, os utentes da AADVDB ficaram a conhecer as unidades que integram o Ecocentro, bem como o projecto “óleo +”.