Chamadas telefónicas

GNR alerta para burlas

No seguimento do trabalho desenvolvido junto da comunidade, aconselhando as populações de forma a prevenir as burlas, a Secção de Programas Especiais do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso alertou, na semana passada, para as chamadas para telemóveis provenientes de números com indicativos 00371 (indicativo da Bielorrússia) e 00375 (indicativo da Letónia).
“Trata-se de uma fraude de-signada por "wangiri" que atinge quem retornar as chamadas recebidas e não atendidas. O retorno destas chamadas tem um custo que depende do país/gama de destino e duração da chamada. A TMN não tem forma, quer por limitação técnica, quer por limitação legal de impedir que os seus clientes recebam  os referidos "toques". Face ao exposto alertamos para que não respondam nem liguem de volta a essas chamadas. Se ligarem de volta a um desses números serão cobrados € 15 ou € 30 e podem copiar a lista de contactos em 3 segundos. Se tiverem informações bancárias ou de cartões de crédito no telefone, eles podem copiar também”, alertam os militares do DTER da GNR da Póvoa de Lanhoso.
Outro dos alertas duma eventual burla diz respeito a chamadas provenientes de um número não identificado, realizadas por um indivíduo que se intitula como representante da ZON, em que a referida pessoa informa que ganharam um prémio monetário no valor de 200 euros e para obter a recompensa terá que ligar para o número 607 930 013, sendo que o custo da referida chamada seria apenas de 0,60 cêntimos.  Os alegados burlões informam que as pessoas que efectuarem chamada para esse número irão responder a um questionário com cerca de 30 questões. No final deste questionário, terão direito ao prémio, “O que acontece é que as pessoas que ligam para esse número não ganham, nenhum prémio e a chamada efectuada para o referido número tem um custo de 24,87 euro + IVA”, alerta a GNR.
Os militares do Destacamento da GNR a Póvoa de Lanhoso lançaram também o alerta para uma possível burla com ouro. De acordo com os militares, uns indivíduos estariam a vender ouro, usado, às ourivesarias, o qual reage positivamente aos testes primários existentes para confirmação de verdadeiro ou falso, e ainda ostenta contraste da casa da moeda, mas após pedido de análise, o mesmo possui um grau de pureza muito baixo.