Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso

Pontos da ordem de trabalhos aprovados

Com uma ordem de trabalhos curta, as atenções na última Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso, realizada no dia 25 de Fevereiro, estiveram voltadas para o período antes da ordem do dia. Num momento em que já são conhecidos os candidatos do Partido Socialista às eleições autárquicas, o líder da bancada social-democrata, Nuno Aguilar, centrou o seu discurso na política concelhia, em especial nos dois candidatos conhecidos: Manuel Baptista, do PSD, e Frederico Castro, do PS.
“Adivinham-se tempos difíceis, tempos com alguma agitação política. A nível nacional, é o que se tem visto. A nível local, com os principais devidamente alinhados pelas estruturas partidárias, é natural que comecem a fazer os aquecimentos para uma prova que se avizinha.
Espero, muito francamente, que esses protagonistas do combate político saibam encarar as suas responsabilidades com elevação que os povoenses desejam e merecem”, disse o líder da bancada do PSD, tecendo ainda alguns comentários quanto aos dois candidatos e vincando que há um claro descontentamento para com a classe política.
Tecendo críticas à acta da última Assembleia Municipal, no que diz respeito à sua intervenção, José Eduardo Vieira, líder da bancada do CDS/PP, trouxe novamente a debate um tema que considera importante e que já tinha sido trazido a debate há cerca de dois anos, o regime de fruta nas escolas. Dando conta de um relatório apresentado pela Comissão Europeia, o líder da bancada do CDS questionou a autarquia quanto à não adesão ao referido programa.
Quanto à bancada socialista, a deputada Patrícia Pereira, líder da bancada, trouxe novamente a debate dos protocolos das refeições escolares, questionou o executivo quanto ao PAEL, Plano de Apoio à Economia Local, e ao relatório da extinta IGAL. Já Frederico Castro abordou as diligências realizadas quanto ao processo de encerramento do Centro de Criatividade e as opções da Festa de S. José, respondendo, também, à intervenção do líder da bancada social-democrata.
Questionando quanto ao ponto de situações de dois documentos apresentados, relativamente ao Serviço Nacional de Saúde e TDT, António Carvalho, do PS, questionou o executivo quanto à saída da Aquinos do concelho, apenas um ano depois da sua chegada.
Na resposta às várias interpelações, o presidente da Câmara Municipal, Manuel Baptista, apontou que já chegou a primeira parte do valor do PAEL, de 70%, e que o processo do Centro de Criatividade está a decorrer, estando  o processo de encerramento a decorrer em tribunal, uma vez que não houve entendimento com a comissão liquidatária.
No que diz respeito às Festas de S. José, Manuel Baptista apontou que apenas uma empresa é de fora do concelho e que mesmo a empresa que traz o cantor Quim Barreiros às festividades é da Póvoa de Lanhoso.
Respondendo às questões colocadas, Manuel Baptista deu conta do trabalho realizado para captação de empresas.
Quanto ao regime das frutas nas escolas, a vereadora Gabriela Fonseca afirmou que nenhum dos agrupamentos de escolas entendeu que deveria atender ao programa. O relatório da Comissão de Ambiente foi também dado a conhecer aos vários deputados.