Covelas

Homenagem pela dedicação

Jaime Oliveira coloca um ponto final na presidência da Junta de Freguesia de Covelas. A lei assim o obriga, impedindo-o de se recandidatar. Os anos dedicados à Junta de Freguesia e à população de Covelas não foram esquecidos pela população.
No dia 27 de Janeiro, e numa iniciativa de um grupo de senhoras da freguesia, concretizada pela Assembleia de Freguesia de Covelas, o presidente Jaime Oliveira e o secretário Adolfo da Cunha Oliveira foram homenageados pelos 30 anos de serviço naquela freguesia.
“Será a homenagem do trabalho e da dedicação, diários e permanentes, das pessoas que ao longo dos tempos foram auscultando a população, foram ouvindo tudo o que eles, a população tinha a dizer e foram, na medida do possível, trabalhando em prol de todos”, destacou o presidente da Assembleia de Freguesia, José Manuel Gonçalves.
Na sua intervenção, o presidente da Assembleia de Freguesia, frisou que, nestes 30 anos, “a freguesia sofreu uma transformação enorme ao nível das suas infra-estruturas, dos seus equipamentos. Mas, mais que isso, eu considero que uma grande transformação foi a nível social em que as pessoas se aproximaram mais, em que há, e hoje temos este sentimento comum, uma participação, há uma solidariedade entre todos que é uma coisa muito importante”. José Manuel Gonçalves, destacou que a homenagem também tem que ver com aqueles que fizeram parte da Assembleia e da Junta e que já faleceram e mesmo aqueles que tendo feito parte e por qualquer razão deixaram de o fazer também deram o seu contributo.
Para além do povo da freguesia, a homenagem, que incorporou uma visita ao cemitério, a celebração de uma eucaristia e uma sessão solene, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, dos vereadores Gabriela Fonseca e Armando Fernandes, assim como dos ex-presidentes de Câmara, João Tinoco de Faria e Lúcio Pinto.
Com a emoção a tomar conta da voz, Jaime de Sousa Oliveira recordou os 33 anos dedicados à política e ao serviço da população de Co-velas, três deles como secretário da Junta de Freguesia, entre 1976 e 1979, e 30 anos como presidente da Junta de Freguesia. O apoio da família, em especial da esposa, “muitas vezes sacrificada em prol da vida autárquica” foi também referido por Jaime Oliveira.
“A maioria dos covelenses confiou nos projectos apresentados. Não eram mais que a promessa de tudo tentar fazer em prol do progresso, desenvolvimento e bem-estar de toda a população. Tarefa difícil mas com todo o meu querer, vontade e, sobretudo, persistência consegui o que tinha idealizado. Tenho a consciência que ao longo destes anos sempre dei o meu melhor. Sinto ter contribuído para o progresso a todos os níveis na minha freguesia”, destacou Jaime Oliveira, dando conta das várias obras realizadas ao longo dos anos.  A oposição não foi esquecida e o homenageado agradeceu aos autarcas da oposição, que “nunca fizeram uma oposição destrutiva”.
Agradecendo à população de Covelas, à Assembleia de Freguesia e à sua família, Adolfo da Cunha Oliveira, secretário da Junta de Freguesia, agradeceu também a Jaime Oliveira pelo apoio que sempre lhe prestou como membro da sua equipa.
Aos presentes, Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, revelou a sua satisfação por marcar presença numa “homenagem merecida e reconhecida pelo povo de Covelas”. “Registei algumas palavras e todas elas juntas não chegam para agradecer ao Sr. Jaime”, apontou Manuel Baptista.
A grande ligação e empatia às pessoas de Covelas por parte de Jaime Oliveira foi também destacada pelo ex-presidente da Câmara Municipal, João Tinoco de Faria que vincou ainda a enorme paixão do autarca pela sua freguesia e pelos seus conterrâneos.
O Sr. Jaime é um enorme apaixonado por Covelas, apaixonado pelo trabalho autárquico e pelo trabalho que pode fazer pelas pessoas de Covelas. Para mim, é um exemplo. Exemplo de um homem que se dedicava profundamente à sua população”, disse ainda Tinoco de Faria.
“Um covelense e um povoense de corpo inteiro. Quem dera à Póvoa de Lanhoso ter muitos Jaimes Oliveiras. Também muitos Adolfos, que foi sempre um homem que esteve ao lado do Jaime”, sublinhou ainda Tinoco de Faria.
Centrando o seu discurso em Jaime Oliveira, Lúcio Pinto realçou “30 anos de trabalho feito, de liderança de uma equipa e o trabalho realizado feito com muito carinho, esforço e dedicação”
“Por uma lei que é fabricada em Lisboa, o amigo Jaime que tanto fez pela freguesia, que tanto continua a fazer pela freguesia e que tanto ainda tem a dar, é a única pessoa da freguesia de Covelas que está impedida de ser candidato e de continuar a ser presidente da junta”, recordou Lúcio Pinto.
Para além destas intervenções, o Rancho Folclórico de Covelas e o grupo de aeróbica, do Grupo Desportivo daquela freguesia, prestaram a sua homenagem a Jaime Oliveira e Adolfo Oliveira.