Concurso Nacional decorre até dia 2 de Março

Teatro no centro das atenções

Até ao dia 2 de Março, o teatro é rei na Póvoa de Lanhoso. Iniciado a 1 de Fevereiro, o Concurso Nacional de Teatro estende-se até 2 de Março, num evento que une a Câmara Municipal da Povoa de Lanhoso e a Federação Portuguesa de Teatro. Ruy de Carvalho é já presença confirmada na cerimónia de encerramento, a 2 de Março, entregando o prémio com o seu nome à melhor produção a concurso.
Durante um mês, 9 peças de teatro sobem ao palco do Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, a belíssima sala de espectáculos das Terras da Maria da Fonte. Às sextas-feiras e sábados, pelas 21h45, sobe o pano de cena do Theatro Club com as companhias participantes a darem a conhecer ao público o que se melhor se faz no país em termos de teatro associativo.
Destacando o sucesso do Festival Nacional de Teatro e dando nota das dificuldades sentidas em termos orçamentais, nomeadamente quanto à Lei dos Compromissos, Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, revelou que se-rão investidos cerca de 8 mil euros pela autarquia na edição deste ano.
Na conferência de imprensa da apresentação do programa, realizada no Theatro Club, destacando que a tradição do teatro faz parte da cultura povoense, o presidente do  executivo povoense revelou que “a política do executivo é continuar a realizar este evento que tem melhorado de ano para ano”. “Este ano contamos também com essa qualidade que tem pautado as anteriores edições”, disse Manuel Baptista.
Carla Oliveira, Dantas Lima e Orlando Alves são os elementos que integram o júri do Concurso Nacional de Teatro.
Ao contrário de edições anteriores, em que houve necessidade de realizar uma pré-selecção, à edição deste ano inscreveram-se nove produções, o número de produções que habitualmente integra o Concurso Nacional de Teatro, um evento que marca, e segundo Luís Mendes, director do certame, o calendário anual do teatro associativo.
“Chegar aqui à Póvoa de Lanhoso é um privilégio e todas as nossas associadas o sentem e tem sido motivo de muitas associações, que se dedicam à prática de teatro, se terem aproximado da Federação por sentirem que querem estar ligadas a este projecto”, destacou Luís Simões, director do Concurso Nacional de Teatro.
A produção vencedora, que arrecadará o prémio “Ruy de Carvalho”, recebe o troféu das mãos do prestigiado actor.
O aumento da qualidade e dos parâmetros das produções a concurso foi outros dos assuntos destacados por Luís Mendes.
“A edição de 2013 é uma edição, que a nós Federação Portuguesa de Teatro, nos enche de orgulho pois pode-mos mostrar um pouco do melhor se faz em termos de teatro das nossas associadas. Mais uma edição que eu acredito que não vai ser fácil para os elementos do júri decidirem em relação às premiações”, considerou Luís Mendes, apontado que pelo palco do Theatro Club vai passar “teatro de altíssima qualidade”.