Câmara apoia estudantes em tempo de crise

Bolsas: 45 mil € para 65 alunos

Cerca de 45 mil euros é o valor que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai desembolsar para apoiar 65 alunos do ensino superior e secundário/profissional. As Bolsas de Estudo, com valores que variam entre os 35 e os 100 euros mensais, visam apoiar as famílias povoenses e incentivar os jovens a prosseguir e estudos e a fomentar o seu sucesso educativo.
A atribuição das Bolsas de Estudo teve o seu início no ano lectivo 2005/2006. De ano para ano o número de alunos apoiados foi subindo. Dos 18, em 2005, passaram para 65 os alunos que recebem Bolsa de Estudo atribuída pela autarquia.
Desde o seu início, e de acordo com a vereadora Gabriela Fonseca, foram investidos cerca de 200 mil euros e atribuídas 300 bolsas de estudo. Os problemas económicos, aos quais os povoenses não são alheios, levaram a autarquia a reforçar o apoio social escolar e o apoio às famílias do concelho.
Na cerimónia de entrega das bolsas de estudo, realizada sábado, dia 29 de Janeiro, Gabriela Fonseca, vereadora da Educação, destacou que este ano houve um aumento do número de alunos apoiados. Os valores atribuídos, e segundo aquela responsável, mantêm-se para poder apoiar um número maior de famílias. “É com muito gosto que aqui estamos. Efectivamente, os pais e a Câmara Municipal são as rodas do carro que vai proporcionar o futuro de vocês. Hoje, cada vez mais, a formação é importante. Sem formação, arranjar emprego é ainda mais difícil”, destacou Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal, apontando ainda o investimento de 45 mil euros nas Bolsas.
Além das Bolsas de Estudo, Manuel Baptista destacou o investimento que tem sido  realizado ao nível do 1.º ciclo, com a construção de três centros educativos e num investimento que ascende a oito  milhões de euros. 
“A maior alegria que vocês podem dar aos vossos pais e ao executivo é continuar a ter sucesso escolar. A vossa alegria é a nossa”, disse ainda o autarca.
Estudante do ensino superior, e a frequentar a Universidade de Aveiro, Sara Silva, residente em Monsul, é uma das alunas apoiadas pela Bolsa de Estudo. Só este ano é que esta povoense teve conhecimento da existência das Bolsas de Estudo atribuídas pela Câmara Municipal.
“Vai ajudar imenso no orçamento familiar. Vai ajudar-me no alojamento porque sou estudante deslocada”, destacou Sara Vieira, agradecendo o esforço dos pais e o apoio que a Câmara Municipal tem dado aos jovens povoenses “para ajudar a concretizar os sonhos e os projectos”.