Comissão de Acompanhamento - Revisão do PDM

Proposta da REN aprovada

No âmbito do processo de revisão do Plano Director Municipal (PDM) da Póvoa de Lanhoso, foi aprovada, na reunião de Câmara de 4 de Fevereiro, a proposta da  REN (Reserva Ecológica Nacional) para o nosso território.
Previamente a esta deliberação, ocorreu a terceira reunião da Comissão de Acompanhamento do PDM, a 30 de Janeiro, em que a proposta de REN foi submetida a parecer dos representantes das várias entidades intervenientes.
A proposta agora aprovada prevê a redução da REN concelhia para cerca de metade da sua superfície actual, o que significa que passa a ocupar cerca de 30 por cento do território municipal.
No que se refere à RAN (Reserva Agrícola Nacional), os trabalhos de campo (que ocorreram durante o ano de 2012) já estão concluídos, aguardando-se a proposta final dos serviços da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.
Estas duas condicionantes - REN e RAN - são determinantes para a configuração  final do PDM, sendo que,  ultrapassada esta etapa, fica a elaboração do Plano  mais próxima da sua versão final.
Seguidamente, decorrerão trabalhos de concertação com as restantes entidades intervenientes na proposta do Plano, tendentes à sua aprovação.