Acção da GNR em Verim

Idosos receberam conselhos

O Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso, através da Secção de Programas Especiais, promoveu, na manhã de domingo, dia 17 de Fevereiro, uma acção de sensibilização, dirigida à população mais idosa da freguesia de Verim, no âmbito do projecto “Prevenção de Crimes na 3.ª idade”.
A segurança em casa e na rua foram dois dos temas abordados pelo Cabo Cruz, do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso. Aquele militar da GNR alertou os idosos para não se deixarem enganar pelos indivíduos que se fazem passar por elementos da Segurança Social e prometem aos idosos medicamentos gratuitos, dizendo também que as notas de euro vão ser trocadas e que o contraste do ouro vai mudar. Nos últimos tempos, alguns povoenses têm sido vítimas destes falsos “doutores”.
Revelando que os indivíduos se apresentam bem-vestidos, são simpáticos, bem-falantes, com uma conversa cativante e convincente, o militar da GNR alertou os mais velhos para que não caiam na conversa destes falsos doutores.
“O primeiro erro das pessoas é metê-los dentro de casa. Dentro das nossas habitações não devemos deixar entrar estranhos, alertou o Cabo Cruz.
Ter as portas e janelas fechadas, nunca abrir a porta sem antes confirmar quem é  pessoa, colocar portas de segurança e, se for possível, alarme de intrusão e grades nas janelas foram alguns dos conselhos deixados pelo militar do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso.
Os procedimentos a seguir quando vão levantar a reforma nos CTT foram também abordados pelo Cabo Cruz. A forma como devem transportar os sacos e as carteiras na rua foi outro dos assuntos tratados na acção de sensibilização.