Sobradelo da Goma

Telhado adiado devido a furto

O padre Albino Carneiro é o rosto da desolação. Os cinco mil euros arrecadados em iniciativas, e que seriam usados para responder a necessidades urgentes do Centro Social e Paroquial de Sobradelo da Goma, foram levados pelos larápios. A mudança das telhas no edifício do Centro Social seria a primeira reformulação a ser efectuada com a verba arrecadada ao longo de vários meses.
O furto foi descoberto na manhã de quinta-feira, dia 3 de Janeiro, pela directora técnica da instituição que, de imediato, alertou os responsáveis para o sucedido, tendo sido chamadas as forças de segurança ao local, para a recolha de vestígios e indícios que possam levar aos autores do furto.
Ao que tudo indica, e de acordo com o padre Albino Carneiro, os larápios acederam ao interior do edifício por uma janela, tendo, posteriormente, e depois de rebentar a janela de um dos gabinetes, acedido ao cofre. Estroncada a porta, os meliantes apoderaram-se do dinheiro e de um cheque que ali se encontrava, num furto que ascende aos 5 mil euros.
“O dinheiro tinha sido amealhado nas actividades desenvolvidas ao longo dos últimos meses, como uma feirinha, um almoço solidário e o magusto”, diz.
“O objectivo era reformular o edifício. Começaríamos por mudar o telhado”, esclarece o padre Albino Carneiro. O cheque foi cancelado mas como diz o padre Albino, o dinheiro não fala.
“Esse dinheiro era para responder a necessidades urgentes como era a mudança da telha, porque entra muita humidade e queríamos resolver esse problema no imediato. De momento, fica adiado. Dá pena. Foi o esforço, o trabalho e o sacrifício de muitas pessoas. As pessoas excederam as nossas expectativas. Esta comunidade tem sido excepcional. Estou aqui há um ano e a comunidade tem respondido às nossas solicitações. Temos que olhar à situação crítica que estamos a viver e as famílias têm as suas dificuldades mas têm correspondido e têm sido excepcionais. Dá pena porque custou tanto, tanta gente a trabalhar, tanto sacrifício da parte das pessoas que vêem, do dia para a noite, esse esforço ir por água abaixo”, diz o sacerdote, com desalento.