Santa Casa da Misericórdia da P. Lanhoso

Humberto Carneiro empossado

Humberto Carneiro foi empossado, na tarde de sexta-feira, dia 14 de Dezembro, para mais um mandato à frente dos destinos da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso. As obras de remodelação e ampliação do Hospital António Lopes foram uma das razões que levaram Humberto Carneiro a abraçar um novo mandato de três anos como Provedor da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.
As obras a realizar pela Misericórdia povoense resultam, e de acordo com Humberto Carneiro, da necessidade de dotar a unidade hospitalar de novas valências e dar resposta às exigência colocadas pelos regulamentos das unidades hospitalares. O investimento rondará os 2,5 milhões de euros e trará novas valências e novas consultas de especialidade de cirurgias, internamento com 21 camas e duas salas de bloco operatório.
Duma valência deficitária, o Hospital António Lopes passou a ser a valência mais importante em termos de sustentabilidade da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso. O reconhecimento do Hospital António Lopes, como um “Hospital 5 estrelas” por parte da Administração Regional de Saúde foi também destacado pelo Provedor Humberto Carneiro.
“Esta distinção leva-nos a uma reflexão, hoje e no passado, e o seu contributo (das Misericórdias) nos serviços prestados à comunidade, o seu papel incontornável na cooperação com o Estado em prol da melhoria da qualidade de vida dos nossos concidadãos, contribuindo cada vez mais para o reforço do Estado Social”, referiu Humberto Carneiro.
Os acordos de colaboração, no âmbito da “Consultas a Tempo e Horas”, instituídos em Abril de 2011 mereceram uma reflexão por parte de Humberto Carneiro. Salientando que os mesmos permitiram a redução das listas de espera, o provedor da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso destacou que este vem permitir a comparação de preços entre o público e o privado.
“As Misericórdias fazem mais com menos, com a mesma qualidade e o mesmo humanismo”, revelou Humberto Carneiro, destacando que os preços praticados pelas misericórdias são significativamente mais baixos.
As cantinas sociais e o banco dos medicamentos foram outros dos assuntos abordados por Humberto Car-neiro que, no seu discurso, realçou o excelente trabalho desenvolvido por Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, a sua total entrega, dedicação e paixão.
“Estamos certos e conscientes das dificuldades e dos enormes desafios que se nos colocam mas tudo iremos fazer com dedicação, carinho e espírito de servir para que os possamos ultrapassar”, disse ainda o Provedor da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.
Para além de Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, de António Pedras, presidente do Secretariado Regional da União das Misericórdias, a cerimónia contou com a presença, de entre outras, de Rui Barreira, director do Centro Distrital da Segurança Social de Braga, de Gabriela Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal, e do Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga. “Olhando para o exterior, podemos dizer que hoje é um dia de temporal, um dia de tempestade. Se isto acontece em termos climatéricos e se passarmos dessa dimensão para ambiente social, com certeza que também sem fazer juízos de qualquer espécie temos que reconhecer que a sociedade também se encontra um pouco agitada. Encontra-se agitada provocando algum medo, alguma perplexidade, algumas interrogações sobre o presente e sobre o futuro. Esta é uma realidade na qual nós estamos inseridos e na qual nos sentimos responsáveis também por ela”, revelou D. Jorge Ortiga. “Hoje os desafios são consistentes, mais sólidos mas também aí teremos, em nome da fé, que intervir para responder”, considerou.
“Não somos os únicos intervenientes na solução dos problemas. A questão do Estado Social, que teremos que reclamar, defender e porventura alterar mas o que é certo é que teremos uma palavra a dizer e demonstrar a nossa fé através das nossas atitudes”, disse ainda D. Jorge Ortiga.