Conselho Local de Acção Socia (CLAS)

Novas políticas sociais

O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, presidiu à reunião do CLAS – Conselho Local de Acção Social.
Durante esta reunião de trabalho, as pessoas representantes das entidades parceiras ficaram a conhecer com mais pormenor novas políticas sociais como o NaturaLanhoso, projeto de incentivo à natalidade da Câmara Municipal, de entre outras.
As pessoas presentes foram ainda informadas sobre a apresentação da candidatura por parte do nosso município à OM S para a integração da Póvoa de Lanhoso na Rede Global das Cidades Amigas do Idoso, sendo que o certificado é entregue em janeiro de 2013.
Nesta reunião, abordou-se ainda uma proposta de trabalho a levar às Comissões Sociais Inter Freguesias, que engloba uma análise e discussão da situação socio económica concelhia, destacando os sinais sociais em que a crise se está a reflectir e as acções extraordinárias em curso accio-nadas para o atual contexto.
As pessoas presentes nesta reunião do CLAS foram ainda informadas sobre o ponto de situação das Comissões Sociais Inter Freguesias, de entre outros aspetos.
Esta reunião decorreu na Casa da Botica, na tarde de 18 de Dezembro.

Banco de Voluntariado da Póvoa de Lanhoso faz ligação entre o dar e o receber
Para assinalar o Dia Internacional do Voluntariado (5 de Dezembro), a Câmara Municipal, através do Banco de Voluntariado, promoveu a  apresentação dos resultados de um projecto de voluntariado e de educação artística promovido em Cabo Verde e de que foi uma das entidades parceiras.
Esta apresentação contou, de entre outras, com a colaboração do Banco de Voluntariado (BV) da Póvoa de Lanhoso.
O reconhecimento da importância do voluntariado levou à implementação pela Câmara Municipal do Banco do Voluntariado, em funcionamento desde 2006.
Esta resposta social representa o encontro entre pessoas que manifestam a sua disponibilidade e vontade para serem voluntárias e as instituições que promovem e disponibilizam contextos de voluntariado em áreas socialmente úteis.
Já são bem mais de 100 as pessoas voluntárias, com perfis, disponibilidades, motivações e interesses diferentes, e são diversas as entidades com abertura para acolher voluntários(as).