Póvoa de Lanhoso

GNR combate droga nas escolas

A vila da Póvoa de Lanhoso foi palco, na manhã de quarta-feira, dia 2 de Janeiro, de uma operação de combate à introdução e consumo de substâncias estupefacientes nos estabelecimentos de ensino desencadeada pelo Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso. No decurso da operação, desenrolada em duas unidades de ensino e dois estabelecimentos de restauração e bebidas localizados nas proximidades, a GNR apreendeu dez gramas de haxixe e 30 engenhos pirotécnicos, as chamadas “bombas de  carnaval”. Um jovem, de 16 anos, residente no concelho de Guimarães, foi detido pelos militares da GNR. Posteriormente, foi libertado e notificado para comparecer no Tribunal Judicial da Póvoa de Lanhoso.
Além da fiscalização, o Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso procurou sensibilizar os jovens alunos para os perigos associados ao consumo de substâncias estupefacientes, com a entrega de panfletos informativos. Os militares da GNR passaram revista a cerca de uma centena de alunos, que se encontravam no interior das salas de aulas e nos estabelecimentos de restauração e bebidas.
A operação envolveu militares do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso (Secção de Programas Especiais, NIC e Posto da Póvoa de Lanhoso), assim como dois binómios cinotécnicos do Destacamento de Intervenção da GNR de Braga. O Joca e o Trovão deram o seu contributo na operação. Com o seu apurado faro, foram uma grande ajuda aos militares da GNR. A intervenção da GNR vem dar resposta às preocupações levantadas por professores e encarregados de educação, relativamente ao consumo de produtos estupefacientes por parte de alguns alunos.