Mau tempo provoca deslizamento de terra e...

Quedas de árvore

A chuva intensa e o forte vento se fez sentir no concelho, na noite de sexta-feira e na madrugada de sábado, dias 18 e 19 de Janeiro, provocaram a queda de árvores e o deslizamento de terras em vários pontos do concelho, obrigando à intervenção dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, dos voluntários do Serviço Municipal de Protecção Civil e da GNR. Em vários pontos do concelho, as águas galgaram as margens dos rios e ribeiros, criando cenários há muito não vistos. Várias garagens, na vila, sofreram inundações.
O deslizamento de terras nas freguesias de Garfe e Esperança foram as situações mais preocupantes.
Durante a tarde de sexta-feira, os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso foram solicitados para ocorrer a inundações na vila da Póvoa de Lanhoso, assim como na freguesia de Taíde. Perto da meia-noite, as atenções centraram-se no deslizamento de terras que ocorreu em Esperança.
A queda de árvores estendeu-se a várias freguesias do concelho, tendo, em muitos dos casos, sido solicitada a presença dos soldados da paz para desimpedir as vias.
Gerás, Esperança, Brunhais, S. Gens de Calvos, S. João de Rei, Rendufinho e Sobradelo da Goma, foram algumas das freguesias onde a queda de árvores obrigou à intervenção dos soldados da paz povoenses. Em Lanhoso, as intensas chuvas provocaram o deslizamento de terras e árvores na estrada de acesso ao lugar dos Tinocos, desde o loteamento de Via Cova. Os bombeiros foram também chamados, pelas 20 horas de sábado, para a limpeza de uma via, em Fontarcada. Em Vilela, verificou-se também o deslizamento de terras, obrigando à intervenção dos bombeiros.
A ponte de Nasceiros, que liga as freguesias de S. Martinho do Campo e Garfe ficou submersa. Em Santo Emilião, o aumento do caudal do rio provocou inundações em vá-rias habitações, tendo a Quinta Cedro do Ave sofrido elevados estragos.