Taíde — Deficiência Visual

EB 2,3 acolheu sensibilização

No passado dia 3 de Dezembro, o Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, mais concretamente, a Biblioteca Escolar da Escola Básica 2º e 3º Ciclo de Taíde e a Professora de Ensino Especial, em parceria com a Associação de Invisuais do Distrito de Braga, comemoraram o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A Acção de Sensibilização sobre a Deficiência Visual, coordenada pela Dra. Sandra Vieira, Técnica Superior de Animação Sócio Cultural da Instituição, teve como principais objectivos sensibilizar a comunidade escolar para a sua participação na superação da discriminação de que são alvo as pessoas com deficiência visual, favorecendo através da arte de representar a desmistificação de estereótipos relativamente à cegueira junto das pessoas, promovendo deste modo a inserção social e cultural, na luta por novas prestativas e possibilidades, ajudando desta forma a vencer obstáculos e derrubar preconceitos existentes.
A actividade contou com a apresentação de uma peça de teatro, denominada “A Semente da Verdade”, peça representada por um grupo de invisuais, utentes da Associação de Invisuais do Distrito de Braga, seguida de uma palestra alusiva à concepção de Deficiência Visual, o Défice Visual e o Desenvolvimento Psicológico e relatos de Histórias de Vida, Testemunhos Reais.
A Professora Bibliotecária, Anabela Osório, considerou esta actividade de enorme importância uma vez que abordou temas como a descriminação social e os Direitos Humanos, numa perspectiva de igualdade de oportunidades, numa sociedade para todos. Numa semana em que a Biblioteca promove o projecto “A Biblioteca Quebra o Silêncio”, uma iniciativa  inspirada num projecto internacional da UNESCO intitulado Breaking the Silence, e abraçada por várias Bibliotecas Escolares do País, numa tentativa de sensibilizar os alunos para a temática da defesa dos Direitos do Homem, abordando as questões do trabalho infantil, Tráfico de Seres Humanos, Prostituição, a Guerra, a liberdade, etc.
A Biblioteca Escolar quis assinalar este encontro com a oferta de um quadro, da autoria da professora Rosalina China, membro da Equipa Educativa da Biblioteca Escolar de Taíde, como forma de agradecimento.
A Equipa da Biblioteca Escolar agradece a presença de todos os elementos que acompanharam este encontro, Domingos Silva, Presidente da Associação de Invisuais do Distrito de Braga, Dra. Tânia Almeida, psicóloga da Associação, Dr. João Costa, Técnico de Motricidade e Reabilitação, utentes da Instituição e os vários colaboradores que possibilitaram o sucesso desta actividade.