“Conta-me o que se Conta”

Voluntariado artístico em análise

Assinalando o Dia Internacional do Voluntariado (5 de Dezembro), a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do Banco de Voluntariado, promoveu, no Theatro Club, a apresentação à comunidade dos resultados do projecto de voluntariado e educação artística “Conta-me o que se Conta”. Na mesma oportunidade, foi inaugurada a exposição de fotografia que retrata aquela experiência, que decorreu no verão passado em Cabo Verde.
Presentes estiveram a vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, o director do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, José Ramos, a coordenadora do projecto, Ana Caridade, o coordenador do Banco de Voluntariado, Frederico Amaro, e voluntários e voluntárias que participaram naquela acção, que envolveu no terreno sete jovens e três tutores e que contou com diferentes parcerias logísticas da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso e do Instituto de Camões (Polo de Mindelo – Cabo Verde).“Quero felicitar os autores deste projecto, que fizeram em regime de voluntariado, e aos que muito trabalharam para angariar fundos para que o mesmo se tornasse realidade”, referiu, de entre breves considerações Gabriela Fonseca.
Após a abertura da exposição, que retratam alguns dos principais momentos vividos em Cabo Verde, foram apresentados os resultados da intervenção realizada, cabendo a Ana Caridade e a Frederico Amaro fazer o devido enquadramento do projecto e do seu desenvolvimento até ao período de intervenção no terreno (de 25 de Agosto a 9 de Setembro de 2012). Após uma formação inicial como contadoras de histórias, as pessoas voluntárias desenvolveram um trabalho com comunidades locais nas ilhas de São Vicente e Santo Antão em Cabo Verde.
O desafio foi a partilha de contos com origem em estórias daquele país previamente recolhidos e estruturados. O público-alvo privilegiado foram as crianças provenientes da periferia da cidade de Mindelo. Paralelamente, foi desenvolvida no Instituto Camões uma formação dirigida a potenciais contadores de histórias, pessoas maioritariamente ligadas à educação, à área  social e às artes.
Após estas informações iniciais, para uma plateia composta essencialmente por estudantes, cinco jovens voluntários e voluntárias (José Eduardo, Margarida, Cláudia, Maria João e Maria Luís)       apresentaram um pequeno filme de sua autoria com base em filmagens realizadas com as comunidades abrangidas pelo projecto em Cabo Verde. Posteriormente, partilharam de forma individual a sua experiência e o que sentiram com esta oportunidade de voluntariado, a qual contribuiu para a sua formação pessoal e como voluntários.
Proporcionou-lhes ainda a oportunidade de interagir com realidades distintas, importantes para o seu crescimento e desenvolvimento. No final houve uma troca de ideias com as pessoas na plateia.