Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso

Humberto Carneiro eleito

Foram eleitos, a 10 de Novembro, os novos Corpos Gerentes da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso para o triénio 2013/2015. A equipa liderada por Humberto Carneiro foi reeleita para um novo mandato.
As eleições decorreram no Salão Nobre do Lar de S. José tendo para o efeito 249 Irmãos da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso exercido seu direito de voto, resultando em 249 votos válidos.
Em Assembleia Geral, que decorreu no mesmo local durante a tarde, foram apreciados e votados o Orçamento Suplementar para 2012 e o Plano de Actividades e Orçamento para 2013, aprovados por unanimidade.
O apoio alimentar, o apoio à saúde e a consolidação da instituição são os pilares do exercício de 2013. No campo alimentar, destaca-se a cantina social, iniciada em Junho de 2012. Devido à elevada procura, o protocolo será elevado, passando das 65 para as 80 refeições diárias. Nesta área, a Misericórdia, no âmbito do Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados, iniciou a primeira distribuição em Agosto e a segunda em Novembro. Mais de 500 pessoas no concelho já receberam apoio alimentar.
A remodelação do Hospital, com a construção de um novo bloco operatório, com duas salas cirúrgicas e de esterilização integrada e quartos particulares para Internamento em Cirurgia e Medicina, com capacidade para 21 camas é a grande obra a realizar no campo da saúde.
De acordo com os responsáveis da instituição, esta obra irá proporcionar novas especialidades de Consulta Externa e melhorar todo o funcionamento e conforto daquela unidade de saúde. O Banco de Medicamentos é outra das respostas na área da saúde.
“Com um quadro de pessoal próximo dos 200 funcionários, a Santa Casa é um dos maiores empregadores do concelho. Assim, a aposta em recursos humanos qualificados e na formação interna, tem de continuar a ser um caminho a trilhar. Outra medida é a de manter o plano de poupança e rentabilização de recursos internos, objetivando uma gestão eficiente e eficaz, primando sempre pela qualidade dos serviços prestados”, referem os responsáveis da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.