Jornadas de Cultura Local abordaram

Influência brasileira no concelho

A Influência Brasileira no concelho da Póvoa de Lanhoso” foi o tema das Jornadas de Cultura Local, realizadas, no dia 24 de Novembro, na Casa da Botica. Isabel Alves, do Museu das Migrações de Fafe, e José Abílio Coelho, doutorando, investigador do CITCEM/UM e bolseiro da FCT, foram os intervenientes, que trouxeram à plateia aspectos como “A emigração para o Brasil – O caso de Fafe” e “A Póvoa de Lanhoso e os ‘brasileiros’ de torna viagem: os homens e mulheres que trouxeram a modernidade”. As Jornadas de Cultura local tiveram o seu início em Outubro de 2006, com o objectivo de divulgar, sensibilizar, interpretar e impulsionar o património cultural da P. Lanhoso.
“Promovidas pelo Pelouro da cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, contando com a colaboração de personalidades versadas nas temáticas apresentadas, a realização de mais uma edição das Jornadas de Cultura Local apresenta-se como a materialização desse objectivo”, refere a Câmara Municipal. 
O Ano de Portugal no Brasil - Brasil em Portugal é uma iniciativa conjunta dos dois países, que decorre entre os dias 7 de Setembro de 2012 e 10 de Junho de 2013.  Para o Brasil, nos séculos XIX e XX, dirigiram-se sucessivas levas dos nossos antepassados e o seu regresso marcou profusamente o progresso e o crescimento do concelho da Póvoa de Lanhoso, ainda hoje bem patente no nosso quotidiano.