EPAVE acolheu sensibilização

Malefícios do tabaco

Numa acção promovida pelo Espaço Jovem, as comemorações do Dia Mundial do Não Fumador ficaram marcadas pela realização, no dia 19, de uma acção de sensibilização na Escola Profissional do Alto Ave (EPAVE).
O momento contou com a colaboração do Centro de Saúde da Póvoa de Lanhoso, com a enfermeira Fátima Lopes a dar a conhecer aos alunos daquele estabelecimento de ensino aspectos como os efeitos a curto e a longo prazo do consumo do tabaco e os efeitos na relação com os outros.
“Uma pessoa que não fuma tem mais qualidade de vida”, destacou a profissional de saúde.
Irritação dos olhos, tremor das mãos, tosse, aumento do ritmo cardíaco, diminuição da sensibilidade quanto ao gosto e ao cheiro, enrugamento prematuro da pele e aumento do risco de impotência são alguns dos efeitos a curto prazo associados ao consumo de tabaco.
A longo prazo, e segundo aquela profissional, o tabaco causa dependência e diminuição da esperança de vida.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 4,98 milhões de pessoas morrem em todo o mundo devido ao consumo de tabaco. Há estudos que confirmam a associação entre o tabagismo e as doenças cardiovasculares, cancro e doenças respiratórias.
Fátima Lopes explicou que o fumo do tabaco contém mais de 4 mil compostos, sendo que mais de 40 desses compostos são cancerígenos. Alertando os mais jovens, aconselhando-os a deixar de fumo ou a não iniciar o consumo de tabaco, aquela profissional referiu que o consumo de tabaco rapidamente se torna numa dependência física e psíquica.
“O consumo de tabaco é o primeiro passo para o consumo de outras drogas”, re-feriu a enfermeira Fátima Lopes, do Centro de Saúde da Póvoa de Lanhoso.