‘Naturalanhoso’ é o nome da medida de apoio

Câmara quer que famílias
tenham filhos em 2013


A Câmara Municipal vai implementar uma medida social de apoio à natalidade. Chama-se “NaturaLanhoso” e visa apoiar não só as famílias que decidam ter filhos em 2013 como também o comércio local do concelho.
“Esta é uma medida inovadora, que pretende ser um incentivo ao aumento da natalidade. Estamos a finalizar o seu regulamento e esta medida vai permitir a atribuição de um apoio financeiro a ser descontado no comércio local com produtos para os recém-nascidos”, esclarece o presidente da Autarquia, Manuel Baptista. 
No quadro do reforço das medidas sociais espelhado no Plano de Actividades e Orçamento para 2013, a Câmara vai implementar esta resposta durante o primeiro trimestre do próximo ano, que visa incentivar a natalidade, através da atribuição de apoio financeiro para as crianças da Póvoa de Lanhoso nascidas em 2013. As famílias irão dispor de um apoio até 1000 euros para a aquisição no comércio local de produtos para o recém-nascido. Esta medida também procura apoiar os estabelecimentos instalados no concelho.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística, a Póvoa de Lanhoso registou em 2010 uma taxa de natalidade bruta de 8,2, ou seja, nasceram oito crianças por cada mil habitantes. Com esta medida, a Autarquia procura contribuir para aumentar o número de povoenses assim como para fomentar uma sólida tendência de crescimento da natalidade.
Preocupada com o agravamento das dificuldades das famílias em 2013, a Câmara Municipal já anunciou que vai reforçar as principais medidas de apoio social, aumentando a dotação financeira de algumas. “Decidimos que esta seria a principal área de intervenção a reforçar, dotando as principais respostas de um aumento financeiro entre os 20 e os 60 por cento. As respostas sociais que proporcionamos procuram adequar-se à realidade e às necessidades das famílias e acredito que têm mesmo um impacto directo na vida e na organização do quotidiano dos povoenses, que precisam destes apoios, e no nosso concelho” considerou o Presidente da Câmara, Manuel Baptista. O reforço de medidas sociais (como as Bolsas de Estudo, os apoios à Renda de Casa, o Viver +, por exemplo) e a criação de uma medida de incentivo à natalidade vão marcar a governação autárquica em 2013.