Exposição de trabalhos

Dia Mundial para a Eliminação
da Violência contra as Mulheres


Demonstrar aos povoenses que os funcionários da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e as suas famílias não estão alheados da realidade, mas sim solidários com quem sofre os flagelos da violência doméstica e de género é um dos objectivos da exposição que está patente nos Paços do Concelho e que pretende marcar a passagem do Dia Mundial para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado a 25 de Novembro.
Lembrar as atrocidades que diariamente são exercidas sobre as mulheres em todo o mundo foi outro dos objectivos da exposição, organizada pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do SIGO/LocalDiguais, em parceria com o Gabinete de Comunicação e a Associação de Funcionários.
No dia 25 de Novembro, data em que se assinalou o Dia Mundial para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, assim como os vereadores Gabriela Fonseca e Armando Fernandes, os funcionários da autarquia e seus familiares marcaram presença na abertura da exposição constituída exclusivamente por trabalhos apresentados pelos recursos humanos da autarquia.
A exposição assinala também o encerramento da II Semana da Igualdade, cujo início ocorreu a 19 de Novembro. “É uma iniciativa dirigida para os colaboradores da autarquia. Procurou-se envolver na reflexão sobre o tema os colaboradores da autarquia. Contamos com uma boa adesão e na exposição estão presentes cerca de 30 trabalhos”, destacou Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
“A autarquia está sensível a esta problemática e, neste momento, estamos a elaborar o Plano Municipal para a Igualdade no âmbito do LocalDiguais”, referiu Manuel Baptista, relembrando que “esta é uma temática à qual a Câmara Municipal está atenta e procurar sensibilizar para estas questões relacionadas com a violência contra as mulheres”.
“Em 2010, criamos o SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade do Género e através deste serviço, em conjunto com outros parceiros, procuramos dar resposta às vítimas de violência”, destacou ainda Manuel Baptista.