Semana da Educação envolveu comunidade

Saber não ocupa lugar

Realizada de 24 a 28 de Setembro, a Se-mana da Educação, promovida pela Câmara Municipal, através do Pelouro da Educação, integrou um conjunto de iniciativas que envolveram toda a comunidade escolar. As acções realizadas tiveram como destinatários os alunos, professores, pais e restante comunidade educativa. “A problemática do consumo precoce de tabaco, álcool e droga”, “Bora lá… navegar na net”, “História da Nossa Terra – A importância do 25 de Setembro”, Como gerir o meu orçamento” e a inauguração do Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes foram as actividades que integraram esta semana.
 “Bora lá…navegar na net” foi uma da iniciativas que procurou alertar os jovens alunos para as vantagens e perigos da navegação da internet, sobretudo na utilização das redes sociais.
Teresa Lacerda, da Escola Secundária da P. Lanhoso e Luís Valente, da Universidade do Minho, foram os palestrantes convidados. Das questões colocadas aos mais jovens, foi possível avaliar que a grande maioria utliza a  internet na escola, alguns deles durante as aulas; a quase totalidade dos prosentes utiliza a internet fora do período de aulas; a quase totalidade utiliza esta ferramenta em casa, sobretudo no quarto e quase sempre sem adultos por perto. A quase totalidade dos alunos acede à internet todos os dias. A realização de trabalhos, jogar online e conversar com amigos nas redes sociais são a maioria das utilizações das pelos mais novos.
“Pensa antes de publicar online”, foi um dos conselhos deixados ao longo da palestra, alertando para os perigos de transmitir certas informações nas redes sociais.
A falta de privacidade, as campanhas de difamação e informações falsas são alguns dos perigos associados à utilização das redes sociais.
Aumentar o conhecimento, conhecer o mundo conhecido e desconhecido, conhecer lugares do mundo, dar a conhecer as culturas e tradições e conhecer a diversidade e identidade dos povos foram alguns das vantagens apontadas ao uso da internet.
A iniciativa “Uma visão do novo Estatuto do Aluno” ficou adiada para o dia 17 de Outubro, às 21 horas, no Theatro Club, na vila. Para esta quinta-feira, dia 4 de Outubro, está prevista a realização da actividade “Objectivas em acção”, prevista inicialmente para o dia 27 de Setembro. A Secundária da  P. Lanhoso promove a iniciativa, cujo início está agendado para as 14 horas.

25 de Setembro explicado aos alunos
“História da Nossa Terra – A Importância do 25 de Setembro para a P. Lanhoso” foi a iniciativa que marcou, no dia 24, o arranque da Semana.
Conhecer a importância do 25 de Setembro de 1292 para o concelho foi um dos objectivos. Naquele dia, através do foral outorgado por D. Dinis, nascia a Póvoa de Lanhoso.
Paulo Freitas, chefe da Divisão de Cultura e Turismo, foi o palestrante convidado, dando a conhecer, aos alunos do 12.º ano da EPAVE e da Escola Secundária, um pouco da história das terras de Lanhoso, nomeadamente quanto à sua organização, assim como à atribuição da carta de foral que criou o concelho.
As transformações operadas com a revolução liberal, as razões que estiveram na base da criação da freguesia de P. Lanhoso (N. Sra. do Amparo), em 1930; a organização administrativa do concelho ao longo dos tempos; e o 25 de Setembro de 1292, com a criação do concelho foram alguns dos temas abordados ao longo da sessão.
“… faço carta de foral a vós povoadores da minha P. Lanhoso”, pode ler-se na carta de foral que criou o concelho, com Paulo Freitas a destacar algumas das regalias e obrigações constantes na mesma.
“Em resultado disso, a P. Lanhoso vai começar a desenvolver-se e a crescer. A Carta de Foral transformou a forma de vida e a relação entre as pessoas que viviam na P. Lanhoso. O dia 25 de Setembro é extremamente significativo na nossa história”, salientou Paulo Freitas.