NIC da GNR da Póvoa de Lanhoso

6 detidos por suspeitas de furto

Foram detidos, no dia 24 de Setembro, seis indivíduos por suspeita de furtos e roubos e posse de arma proibida.
Os indivíduos, detidos pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR da Póvoa de Lanhoso, são suspeitos de terem praticado furtos e roubos nos concelhos da Póvoa de Lanhoso e Terras de Bouro.
Os seis indivíduos, com idades entre os 17 e os 38 anos, foram detidos por posse de arma proibida, resistência e coacção e posse de artigos resultantes de furtos e roubos.
“As detenções foram consumadas no seguimento de investigações efectuadas por furto e roubos ocorridos nas zonas de Povoa de Lanhoso, Terras de Bouro e no Geres, e que culminaram com o cumprimento de três mandados de busca domiciliária”, destaca a GNR, adiantando que no decurso da acção, realizada num acampamento cigano no concelho de Vila Verde, os militares apreenderam duas armas de fogo, uma de calibre 9 mm e outra de calibre 6.35, 14 munições de 9 mm, um automóvel, diversas armas brancas (uma catana, um bastão, dois tacos de basebol e um chicote), artigos em ouro, 1200 euros e diverso material proveniente dos furtos e roubos, nomeadamente, computadores, máquinas fotográficas e telemóveis.

Um dos detidos era procurado por não ter regressado à prisão
Sob um dos detidos, de 36 anos, pendia um mandato de captura por não ter regressado ao estabelecimento prisional onde cumpria pena, após uma saída precária, em 2007.

Meios envolvidos
Na operação estiveram envolvidos militares do Núcleo de Investigação Criminal de Póvoa de Lanhoso, de Braga, do Núcleo de Apoio Operativo e Núcleo de Apoio Técnico e duas equipas da Companhia de Operações Especiais da Unidade de Intervenção da GNR.
Recorde-se que, no dia 11 de Setembro, quatro habitações, nas freguesias de Gerás, Serzedelo e Rendufinho, receberam a visita dos larápios. Num dos casos, o dono apenas se ausentou por uma hora. Dos seis detidos, cinco ficaram em liberdade enquanto decorrem os inquéritos, tendo um deles sido encaminhado ao estabelecimento prisional, de onde saíra em 2007 e nunca mais regressara.